25/03/2011 12:00 am

SEMCAS DISCUTE NOVA MODALIDADE DE ACOLHIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), juntamente com o promotor da Defesa da Infância e Juventude, Márcio Tadeu, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, os conselhos tutelares, a equipe técnica da Superintendência de Proteção Social Especial, da Coordenação de Acolhimento Familiar e do Serviço Vincular, realizaram uma reunião para discutir a nova modalidade de atendimento a crianças e adolescentes sem vínculo familiar através do Serviço Casa Lar.

 

Segundo a secretária municipal da Criança e Assistência Social, Roseli de Oliveira Ramos, o Casa Lar será implementado pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência (São José Operário), que já possui experiência em acolhimento a crianças e adolescentes em situação de risco, através do Abrigo Lar D. Calábria. “A partir de um convênio, que está sendo firmado entre a Prefeitura e a entidade, a forma de acolhimento das crianças e adolescentes sem referência familiar e sem possibilidade do resgate do vínculo com a família será assegurada a eles, mesmo em situação de Casa Lar, a convivência familiar saudável para o seu desenvolvimento”, disse.

 

A Casa Lar, que funcionará na Cidade Operária, irá abrigar cerca de oito crianças e adolescentes e ficará sob os cuidados de um casal, que funcionará como pais sociais, estabelecendo laços afetivos.

 

As crianças e adolescentes acolhidas no Serviço Casa Lar receberão todo o suporte de uma família, como cuidados na alimentação, acompanhamento escolar e na saúde, no esporte e lazer e apoio psicossocial.

 

A Proteção Social Especial de Alta Complexidade, serviço sob a responsabilidade da Semcas, tem na modalidade Casa Lar uma estratégia para promover a dignidade e cidadania de crianças e adolescentes de acordo com Plano de Convivência Familiar e Comunitária.

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=3126

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br