10/02/2011 12:00 am

SEMCAS CAPACITA ENTREVISTADORES PARA O CADASTRO ÚNICO DE PROGRAMAS SOCIAIS

SEMCAS CAPACITA ENTREVISTADORES PARA O CADASTRO ÚNICO DE PROGRAMAS SOCIAIS

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), realiza, até sexta-feira (11), das 8h às 18h, no auditório da Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGM), no Renascença, a capacitação de entrevistadores do Cadastro Único de Programas Sociais (CADÚnico) para profissionais dos 20 Centros de Referência em Assistência Social (Cras), existentes na capital.

 

O CADÚnico é um instrumento do governo federal que identifica e caracteriza a realidade socioeconômica de famílias carentes, trazendo informações de todo o núcleo familiar, do seu domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes dessa família.

 

A capacitação de entrevistadores é destinada a assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, educadores sociais e físicos, digitadores e funcionários administrativos, envolvidos com o preenchimento dos formulários de pessoas que serão inseridas no Bolsa Família e demais programas sociais do governo federal.

 

ModificaçõesDe acordo com a coordenadora do treinamento, Silvia Pinheiro, o novo formulário do CADÚnico sofreu algumas modificações, com o acréscimo de informações importantes. ”Hoje estão inclusos no cadastro de acesso ao Bolsa Família, os descendentes de quilombolas, indígenas e população de rua. Isso justifica este treinamento”, explicou.

 

Segundo a secretária municipal da Criança e Assistência Social, Roseli de Oliveira Ramos, após o treinamento, os profissionais da Semcas estarão aptos e qualificados para atender todas as demandas dos programas sociais federais e municipais. “Quem está entrando nos programas, será atendido com o novo modelo do cadastro, e aqueles que já são beneficiados terão acompanhamento de atualização”, ressaltou a secretária.

 

A capacitação reúne 120 profissionais da Semcas e está sob a responsabilidade da Coordenadoria dos Centros de Referência em Assistência Social, envolvendo, ainda, a Central do Programa Bolsa Família.

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2989

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br