16/12/2010 12:00 am

SEMAPA CAPACITA VACINADORES PARA CAMPANHA CONTRA AFTOSA

SEMAPA CAPACITA VACINADORES PARA CAMPANHA CONTRA AFTOSA

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) está realizando curso de capacitação para vacinadores de gado bovino e bubalino, envolvendo técnicos do órgão e criadores da Zona Rural de São Luís. A ação teve como objetivos treinar vacinadores e garantir o cumprimento da segunda etapa da Campanha Nacional  de Vacinação Contra a Febre Aftosa, iniciada no dia primeiro de novembro, no Maranhão.

 

O manejo prático do curso de vacinador aconteceu no povoado do Arraial, na fazenda de dona Roseni dos Anjos Silva, proprietária do maior rebanho do município. “Muitas vezes nós não vacinamos o gado por falta de condições financeiras e equipamento de vacinação”, disse. Além desses, foram vacinados mais 44 animais dos criadores Daniel Fonseca, Leonilson Pereira, Ricardino Aguiar e Raimundo Alves Nascimento. 

         

São Luis é um município com características diferenciadas. Densamente povoado, possui uma pequena área rural e um rebanho de pouco mais de 500 cabeças. A pequena quantidade de bovinos e bubalinos na Zona Rural, sob o ponto de vista do titular da Semapa, Júlio França, não é razão suficiente para nos descuidarmos da sanidade do rebanho. Principalmente nesta fase em que o Maranhão já é considerado um estado livre da Aftosa com vacinação e caminha para se livrar totalmente desse mal.

 

“Desde 1988, a Prefeitura de São Luís, por meio da Semapa, oferece vacinadores e vacinas, gratuitamente, a todos os pequenos criadores do município. Nós queremos São Luis 100 por cento livre da Febre Aftosa”, concluiu o secretário.

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2830

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br