15/05/2012 12:00 am

Sem conseguir acordo, Grécia convoca nova eleição

Sem conseguir acordo, Grécia convoca nova eleição

 

A Grécia vai realizar novas eleições, depois que líderes políticos não conseguiram entrar em acordo para formar um governo de coalizão nesta terça-feira, prolongando a crise política que deixou o país mais perto da falência e da exclusão da zona do euro.

 

Após um terceiro dia de negociações em vão entre líderes políticos, um porta-voz do presidente grego, Karolos Papoulias, disse que a busca por um governo de coalizão fracassou e que uma nova votação terá de ser realizada.

 

Ele não informou de imediato uma data para as eleições, mas as regras eleitorais indicam que a votação será no meio de junho. Um governo interino será formado na quarta-feira, disse o porta-voz.

 

“Pelo amor de Deus, vamos partir para algo melhor e não para algo pior”, disse o líder do partido socialista, Evangelos Venizelos, a repórteres após a reunião. “Nossa pátria pode encontrar o seu caminho, vamos lutar por isso.”

 

A Grécia está no limbo político desde a inconlusiva eleição de 6 de maio. O Parlamento está dividido entre os partidos que apoiam e os que são contra a ajuda de 130 bilhões de euros da UE e do FMI, que salvou o país da falência mas que exigiu cortes de salários e aumentos de impostos em contrapartida, aprofundando a recessão.

 

Pesquisas de intenção de voto colocam o partido radical de esquerda Syriza, que rejeita o pacote de ajuda e ficou em segundo lugar na eleição passada, como provável vencedor da nova votação– resultado que daria um bônus de 50 assentos no Parlamento de 300 cadeiras.

 

Líderes europeus dizem que vão cortar o financiamento à Grécia se o país recuar das promessas feitas em troca do pacote de ajuda acertado em março, o que pode significar a falência do Estado e a exclusão grega da zona do euro.

 

Fonte: Reuters

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=183284&id_secao=9

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br