17/05/2011 12:00 am

SEDES E CEDCA PROMOVEM SEMANA DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL

Como parte das comemorações da “Semana Maranhense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, iniciada dia 12, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes)

 

realiza em sua sede, nesta quarta-feira (18), às 15h, panfletagem, para visitantes e servidores e palestra sobre a “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”.

 

A Semana é uma promoção da Sedes, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão(Cedca), por meio do Comitê de Monitoramento do Plano Estadual de Enfretamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, ressaltou a importância das articulações que pretendem mobilizar, não só as diversas instituições, mas, a sociedade, para lembrar que todas as formas de violência sexual constituem crime e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos. “Para as crianças e os adolescentes, que são os mais vulneráveis, esse é um tipo de agressão que deixa marcas irreparáveis para o resto da vida”, disse.

 

Participam, também, da Semana o Viva Cidadão e o Procon, órgão vinculados à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), com unidades em vários bairros da capital e do interior maranhense, farão laço de sensibilização por meio de panfletagem com material educativo em suas unidades.

 

O evento integra as mobilizações que giram em torno do dia 18 de maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data foi criada pela lei federal 9.970, no ano 2000.

 

Na sexta-feira (20), a Campanha será deflagrada nos terminais de ônibus, linhas integradas, no horário das 8h às 10h. A campanha será encerrada nesse dia com uma programação cultural na Praça Nauro Machado e uma apresentação teatral no Teatro João do Vale, ambos na Praia Grande.

 

Conscientização

 

A Mobilização Nacional no dia “18 de maio” é realizada todos os anos e busca conscientizar a sociedade e encorajar as pessoas a denunciar situações de violência contra meninas e meninos. Várias instituições públicas e privadas e toda a sociedade civil estão integradas na campanha para dar um basta à violência sexual contra crianças e adolescentes.
FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=16258

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br