13/04/2011 12:00 am

SEDEL LANÇA OFICIALMENTE A 39ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES MARANHENSES

A Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) lançou oficialmente nesta terça-feira (12), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, a 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s). Participaram da solenidade o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, o secretário adjunto de Esporte Educacional, Alim Maluf Neto, o secretário de Estado de Turismo, Tadeu Palácio, além gestores municipais, estudantes e atletas.

As novidades para este ano são a nova formatação dos jogos, adaptada para as Olimpíadas Escolares, a divisão dos JEM’s em quatro fases (metropolitana e municipal, regional, inter-regional e estadual) e a criação de troféus em reconhecimento a personalidades que contribuíram no desenvolvimento do esporte do Maranhão. 

Em 2011, na categoria infantil, o ex-diretor do Colégio Batista Daniel de La Touche, Raimundo Soares Figueiredo, e na categoria infanto ex-diretor do Colégio Dom Bosco, Luís Pinho Rodrigues, serão os homenageados.

O secretário Joaquim Haickel ressaltou o empenho dos governos estadual e federal na valorização dos atletas maranhenses. “Espero que daqui saiam grandes talentos. Em aproximadamente três meses assinaremos um convênio com o Ministério dos Esportes para implantar no complexo esportivo do Outeiro da Cruz um dispositivo para trabalhar e aprimorar a participação das grandes promessas dos JEM’s”, afirmou Haickel.

Ao todo, mais de 25 mil estudantes-atletas de 40 municípios do estado participarão dos Jogos Escolares 2011. Para o estudante-atleta consagrado melhor jogador de Handebol do JEM’s em 2010, Carlos Eduardo Rocha Bastos, 14, da Unidade Integrada Barbosa de Godóis, a principal recomendação é “estudar muito pra poder conseguir um bom rendimento no esporte e treinar bastante pra poder conseguir o que quiser”, declarou.

Fases

Pelo novo formato, a primeira fase dos JEMs (metropolitana e municipal) acontecerá do dia 1º de maio a 26 de junho. Os vencedores de cada município nesta etapa inicial classificam-se para a segunda fase: a regional. Os vencedores da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) avançam para a fase final dos JEMs.

Na segunda fase, que ocorrerá em julho, as equipes classificadas nos municípios serão divididas em seis grupos regionais (Noroeste, Sul, Oeste, Leste, Centro e Nordeste). Ao fim desta etapa, os seis campeões de cada grupo continuam na disputa dos JEMs e seguem para a penúltima fase: a inter-regional.

Na etapa inter-regional, as seis equipes classificadas se enfrentam, sendo que somente três se qualificam para disputar a fase estadual dos Jogos Escolares. A estas três equipes classificadas na terceira etapa, que serão obrigatoriamente do interior do estado, juntam-se outras nove distribuídas entre a Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e a cidade de Imperatriz. Assim, a disputa da fase final dos JEMs contará com 12 equipes.

A abertura oficial dos Jogos Escolares Maranhenses será no dia 1º de maio, no Castelinho.


Confira o calendário dos JEM’s 2011

Metropolitana e Municipal – 1º de maio a 26 de junho (infantil e infanto)

Regional – 1º de julho a 29 de julho (infantil e infanto)

Inter-regional – 4 a 8 de agosto (infantil) / 24 a 28 de setembro (infanto)

Estadual – 9 a 21 de agosto (infantil) / 29 de setembro a 10 de outubro (infanto)


Confira o regulamento da competição

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=15610

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br