20/05/2011 12:00 am

SECRETÁRIOS OUVEM DEMANDAS DE MUNICÍPIOS EM SEMINÁRIO DE LIDERANÇAS

O I Seminário Regional de Lideranças, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assuntos Políticos (Seap), com o objetivo de mapear os principais pontos críticos de cada município maranhense, foi realizado, nesta quinta-feira (19), em Rosário. O evento teve aproximadamente 300 participantes, incluindo deputados estaduais, prefeitos, secretários municipais, sindicalistas, representantes de colônia de pescadores e líderes comunitários das 13 cidades da região.

 

Na palestra de abertura, o secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva falou sobre “Competências Municipais e a Realidade Social e Financeira”, abordando a capacidade que o município tem de promover o desenvolvimento do país e do estado por meio de uma administração pública saudável, moderna e sintonizada com os anseios da população.

 

O secretário ressaltou aos prefeitos e lideranças dos municípios da região do Munim que tanto ele quanto a governadora Roseana Sarney acreditam que só através de um trabalho em parceria permanente com os municípios é que o Estado contemplará um crescimento justo e de melhoria de qualidade de vida da população.

 

“O município é a célula da federação mais importante para o país. Qualquer país que seja só cresce quando o município se desenvolve. Tanto os problemas quanto a produção da nação acontecem no âmbito no município, por isso, precisamos ter todas as medidas necessárias para promover o crescimento a partir do município”, pontuou Luís Fernando Silva.

 

“A maior experiência que tive na minha vida foi como prefeito, pois, descobri que como professor universitário não sabia de nada e como secretário de estado eu sabia muito pouco. Foi como prefeito que comecei a aprender de fato sobre a necessidade das pessoas porque comecei a ouvir diariamente as necessidades do cidadão contadas pelo próprio cidadão, que é quem, de fato, sabe de suas reais necessidades”, observou Luis Fernando. 

 

O secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, também destacou a determinação da governadora Roseana em ouvir as demandas municipais. “Queremos registrar o que vocês entendem que deve ser feito para melhorar os serviços públicos e, assim, podermos construir um governo participativo, que reflita o pensamento de cada cidadão maranhense”, declarou, Hildo Rocha. “A ideia é avançar na construção dos novos espaços democráticos que a sociedade maranhense tanto deseja”, enfatizou Rocha.

 

Palestras e oficinas

 

A programação foi composta por três palestras, seguidas de oficinas técnicas destinadas a colher os dados que serão transformados num relatório analítico. Além do secretário Luís Fernando, o auditor de Controle Externo do TCE-MA, Henrique Jorge Rodrigues Amorim, falou sobre ‘Prestação de Contas de Convênios”; e o analista de Finanças e Controle da CGU-MA, Leonardo Bento, discorreu sobre “Programa Nacional de Alimentação Escolar: principais problemas”.

 

O secretario Chefe da Casa Civil, Luis Fernando, enfatizou ainda a chegada dos grandes investimentos e o esforço do governo para qualificar os jovens. “A governadora quer fazer com que a renda gerada, por meio dos grandes investimentos que estão chegando ao Maranhão, especialmente aqui na Região do Munim, seja distribuída com os maranhenses, por isso lançou o Maranhão Profissional, programa de qualificação que vai possibilitar a formação de técnicos que irão trabalhar na refinaria e também na demais empresas comerciais e industriais que aqui irão se instalar por conta da refinaria”, afirmou Luís Fernando.
FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=16349

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br