11/01/2011 12:00 am

SECRETÁRIOS DEBATEM GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO DO ESTADO

SECRETÁRIOS DEBATEM GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO DO ESTADO

Secretários afirmam que encontro objetiva preparar a articulação do governo do MA

Boas práticas de gestão foram discutidas por secretários, dirigentes de órgãos e entidades da administração pública estadual no Seminário Gestão Orçamentária e Financeira para Alta Administração do Governo do Estado, na tarde desta segunda-feira (10), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque (Calhau). Promovido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), o evento reuniu na mesa de abertura o vice-governador Washington Luiz Oliveira; o secretário da Seplan, Fábio Gondim; e os técnicos e consultores do Congresso Nacional, Rita Fonseca dos Santos e Fernando Moutinho.

]O vice-governador Washington Luiz disse que o encontro foi uma determinação da governadora Roseana Sarney. O objetivo foi levar aos secretários de Estado atualização quanto aos fundamentos de gestão orçamentária, financeira, de prevenção de irregularidades e riscos fiscais.

“Neste encontro, estamos buscando integrar as ações dos secretários a partir do conhecimento de informações atualizadas sobre planejamento e gestão”, afirmou Washington Luiz.

Conforme explicou o secretário Fábio Gondim, o seminário também teve a finalidade trazer novas metodologias e aspectos do planejamento para que o Estado mantenha o equilíbrio fiscal no decorrer do ano. “Vamos concentrar esforços na qualidade dos gastos para evitar desperdícios”, completou.

Plano Plurianual – Na explanação dos consultores, Rita dos Santos e Fernando Moutinho ficou demonstrado a importância das secretarias focarem o Plano Plurianual 2011/2014 – que será apresentado ainda neste semestre pelo Governo do Maranhão – para que as ações sejam integradas. “Fazendo um planejamento melhor, ajudaremos não apenas a equilibrar o orçamento do Estado, mas a garantir melhor qualidade de vida à população”, resumiu Rita dos Santos.

Os secretários de Estado foram unânimes ao afirmar que encontros como os promovidos pela Seplan têm como fator primordial proporcionar às secretarias um trabalho de forma articulada com o planejamento do governo. “Foi uma reunião de avaliação, para reforçar as ações socioeconômicas, pois os indicadores e os projetos do governo têm profundos reflexos na área social”, disse o secretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite.

Para o secretário de Estado de Cidades, Pedro Fernandes, o seminário teve ainda como principal aspecto “uniformizar a linguagem” de planejamento, fazendo com que a Seplan repasse, aos demais técnicos das outras secretarias, uma convergência nos programas estabelecidos por cada setor. “Além disso, o encontro busca favorecer uma discussão em busca de metas que, aprovadas, iremos tentar alcançar”, acentuou.

O secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, também defendeu o alinhamento de propósitos do governo. “Precisamos trabalhar em equipe, com uma mesma idéia, uma mesma base de comportamento, para podermos auxiliar a governadora a atingir os objetivos traçados para o Estado”, assinalou.

FONTE: http://maranhaonews.com/politica/politica/29-politica/1320-secretarios-debatem-gestao-orcamentaria-e-planejamento-do-estado.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br