12/11/2010 12:00 am

SECRETÁRIO PUBLICA ARTIGO NA REVISTA "COM CIÊNCIA AMBIENTAL"

SECRETÁRIO PUBLICA ARTIGO NA REVISTA “COM CIÊNCIA AMBIENTAL”

O secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães, e o superintendente de Defesa Civil de São Luís, Júlio César Correia, escreveram, em parceria, o artigo intitulado “Defesa Civil: Mapeando Áreas de Risco para Construção de Cidades Mais Seguras”, que será publicado na revista “Com Ciência Ambiental”, na seção especial “Percebendo riscos”, na edição de novembro, que circula a partir do dia 19 de novembro.

 

A revista Com Ciência Ambiental é uma publicação de circulação nacional e periodicidade mensal, nas áreas de Ciência e Meio Ambiente. A seção especial “Percebendo riscos”, que também chamamos de caderno, é um espaço reservado à divulgação de conhecimento de cunho técnico-científico com foco nos assuntos relacionados a riscos. O objetivo é possibilitar a troca de impressões, opiniões, ideias e conhecimentos entre pesquisadores e gestores de defesa civil, explorando o papel social da ciência para a construção de cidades seguras.

 

A seção especial na revista faz parte do projeto PCRD – Promoção da Cultura de Riscos de Desastres, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC) e a revista Com Ciência Ambiental.

 

O principal objetivo do projeto PCRD é introduzir e promover a cultura de riscos de desastres em detrimento à cultura de desastre, o que, consequentemente, fortalecerá as ações de prevenção e preparação aos desastres.

 

O artigo intitulado “Defesa Civil: Mapeando Áreas de Risco para Construção de Cidades Mais Seguras” abordou a importância da avaliação e dos mapas de riscos para a gestão de riscos de desastres. Os editores da revista acharam interessante ilustrar o debate em questão, com um artigo cuja discussão sobre mapa de riscos se baseou na realidade de um município, no caso, o de São Luís.

 

Cerca de dez mil exemplares da revista são direcionados ao público de interesse da Defesa Civil, como Cedecs, Comdecs, Nudecs, secretarias e ministérios.

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2675

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br