28/10/2010 12:00 am

SECRETÁRIO-GERAL DA ONU PEDE QUE HIZBOLLAH DEIXE AS ARMAS E ATUE COMO PARTIDO

SECRETÁRIO-GERAL DA ONU PEDE QUE HIZBOLLAH DEIXE AS ARMAS E ATUE COMO PARTIDO

DA EFE

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou nesta quarta-feira sua preocupação com o arsenal acumulado pelo Hizbollah, abrigada no sul do Líbano, e outros grupos e defendeu que a milícia xiita renuncie às armas e atue como partido político.

“O significativo arsenal militar do Hizbollah cria uma atmosfera de intimidação e impõe um desafio-chave para a segurança dos civis libaneses e para o monopólio do governo no uso legítimo da força”, destaca Ban em relatório divulgado nesta quarta-feira, no qual pede aos líderes do grupo que se desarmem e atuem como partido político.

Nesse documento, Ban afirma que há milícias operativas, tanto nacionais como estrangeiras, que atuam no Líbano sem o controle do governo, ao passo que reivindica uma decidida “ação política” para desarmar o Hizbollah.

Além disso, o secretário-geral da ONU pede a todas as partes que se concentrem no fortalecimento da soberania e da segurança do país e que resolvam questões pendentes como a presença de milícias armadas.

“Peço a todos os líderes políticos que superem interesses pontuais e individuais e se esforcem realmente para promover o futuro e os interesses da nação”, ressalta Ban.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/821557-secretario-geral-da-onu-pede-que-hizbollah-deixe-as-armas-e-atue-como-partido.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br