21/10/2010 12:00 am

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA

 

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA

A secretária municipal de Educação, Sueli Tonial, participou de uma audiência pública, na Câmara Municipal de São Luís, para discutir questões ligadas aos repasses de merenda escolar e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) às entidades comunitárias de São Luís. Vereadores e líderes comunitários de diversas regiões da cidade também marcaram presença.

 

Durante a audiência, a secretária anunciou que os repasses são feitos conforme determinações do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e que o município cumpre as determinações exigidas. Segundo ela, por esse motivo, é necessário que as entidades comunitárias apresentem todas as certidões exigidas para que cada contrato seja assinado.

 

Ainda nesta semana, de acordo com a secretária, cerca de 60 entidades irá receber parcelas de repasse e, na semana seguinte, mais de 100 entidades também receberão os recursos devidos. Mas ela alertou que cerca de 70 escolas comunitárias ainda não conseguiu apresentar seus documentos.

 

Segundo Sueli Tonial, a merenda escolar é tão importante que seus resultados certamente já refletiram em números positivos nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) da rede de ensino de São Luís. Nos anos finais e iniciais, o município não só alcançou como ultrapassou as metas de resultados do Ideb pactuadas com o Ministério da Educação (MEC) para este ano em algumas séries.

 

A secretária lembrou ainda que a capital já ultrapassou, até mesmo, as metas para o ano de 2015.

 

Metas A secretária aproveitou a oportunidade para explanar a política de Educação para São Luís, expondo números e metas até o fim do ano. Segundo Sueli Tonial, houve um crescimento considerável de matrículas em 2010.

 

Além disso, a secretária apresentou os programas em execução (urbanos e rurais), que mostram resultados favoráveis.

 

Para a líder comunitária da Vila Cascavel e diretora do Instituto Socioeducacional, Escola Comunitária Lar de Saber, Jesuína Francinete Alves Araújo, as creches têm um importante papel social, tanto para as mães, que ganham mais tempo para trabalhar, quanto para as crianças que asseguram um espaço de aprendizado e socialização.

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2610

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br