5/01/2011 12:00 am

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISCUTE DIRETRIZES PARA O ENSINO EM 2011

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISCUTE DIRETRIZES PARA O ENSINO EM 2011

A secretária de Estado de Educação, Olga Simão, se reuniu, nesta terça-feira (4), com gestores da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE), para discutir as diretrizes para o ano letivo de 2011 na rede estadual de ensino. No encontro, a secretária enfatizou o compromisso do Governo do Estado para melhorar os índices educacionais do Maranhão.

Olga Simão informou que a Secretaria de Educação (Seduc) está trabalhando neste início de ano com ações prioritárias como o processo seletivo de ingresso à 1ª série do ensino médio, cujas provas acontecerão no dia 16 de janeiro; a realização das matrículas, que ocorrerão logo após o resultado do seletivo classificatório; e o início do período letivo, que está confirmado para o dia 21 de fevereiro.

A secretária disse ainda que o objetivo da Seduc é cumprir o calendário pré-estabelecido, e concluí-lo ainda este ano, obedecendo aos 200 dias letivos, estabelecido pela legislação. Segundo ela, a meta é seguir o conteúdo pedagógico programático, para assim, preparar de forma mais coesa os alunos para avaliações como: Provinha Brasil, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outras.

“Iremos orientar os gestores em relação à preocupação com as avaliações externas. É importante que façamos um diagnóstico da realidade do ensino em nossas escolas, através dos resultados obtidos nesses exames, partindo assim, para políticas que venham a trabalhar possíveis deficiências e dessa forma, venhamos a elevar os índices educacionais do estado”, destacou a secretária.

O plano de diretrizes para o ano letivo de 2011 foi entregue aos gestores das Unidades Regionais de Ensino (UREs), para que possam adequá-los à sua realidade e, posteriormente, reenviá-los à Seduc, onde serão analisados e coordenados pelos técnicos da SAE.

No plano, cada URE deverá sugerir o calendário referente à formação continuada dos professores, ação que, neste ano, será realizada pela própria Unidade Regional. A formação continuada terá carga horária de 40h, e não poderá ser incluída como dia letivo e nem contar como hora de atividade escolar.  

Processo classificatório

No próximo dia 16, a Seduc irá realizar o processo seletivo para ingresso na 1ª série do ensino médio em escolas da Região Metropolitana de São Luís. O processo classificatório será realizado para ingresso nos centros de ensino: Liceu Maranhense, Edison Lobão (Cegel), São José Operário, Mário Meireles, Estado da Guanabara e Geraldo Melo.

Ao todo, foram inscritos 12.164 alunos, que irão responder 50 questões, sendo 25 de Língua Portuguesa e 25 de Matemática. As provas serão aplicadas das 8h30 às 12h30.

Os locais de prova serão divulgados pela Seduc, nesta quinta-feira (6), através do endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=13574

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br