3/11/2010 12:00 am

SECOM LANÇA SITE E DISPONIBILIZA CADASTRO AOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

SECOM LANÇA SITE E DISPONIBILIZA CADASTRO AOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

O trabalho de informação realizado pela equipe de comunicação do Governo como fonte oficial junto à população recebeu, esta semana, mais um reforço na Internet, com o lançamento do site da Secretaria de Comunicação (www.secom.ma.gov.br), que disponibiliza uma importante ferramenta: o cadastro de veículos de comunicação do estado.

O Cadastro de Mídias, que é feito online, tem a finalidade de mapear os veículos de comunicação existentes no estado – emissoras de rádio, jornal impresso, televisão e, ainda, os portais da internet – e seus locais de atuação.

“Criamos o cadastro de mídias para termos dados atualizados dos veículos do estado, e assim conhecermos melhor a realidade da comunicação social no Maranhão”, disse Stephanie Coutinho, coordenadora executiva do Portal.

www.secom.ma.gov.br disponibiliza toda a produção jornalística do órgão, com banco de imagens, textos, vídeos e áudios, uma seção dedicada à imprensa, com agenda de pautas, notícias, além de enquetes especiais.  

Melhoria contínua

A página da Secom na Internet é mais uma etapa na ampliação dos serviços do Portal do Governo, que vem passando por diversas mudanças desde que a governadora Roseana Sarney assumiu o Executivo, em abril do ano passado. O desafio era transformar o domínio na internet num endereço de fácil acesso às ações governamentais, partindo de uma necessidade básica das Secretarias e órgãos: informar.

No último ano, o Portal do Governo contabilizou quase 1,5 milhões de acessos, tendo como destaques, as seções de Serviços, Conversa com a Governadora, Imprensa e a coluna intitulada Encantos do Maranhão.

“Conduzir esse processo tem sido um desafio diário, considerando que estamos diante de novas ferramentas de comunicação, com as redes sociais que conquistam a adesão do internauta e faz dele um cidadão cada vez mais atuante, interagindo também com o Governo. Nossa preocupação não é apenas informar, mas também informação, de forma direta e preservando a credibilidade”, comentou a Secretária de Comunicação do Estado, Carla Georgina.

A seção de serviços do Portal do Governo é uma das mais acessadas, tendo picos de 8.000 visitas exclusivas por mês. Por isso, a implementação dessa área é uma marca contínua na melhoria da navegabilidade da página do Governo. A área de serviços direciona o internauta ao Diário Oficial do Estado, ao Detran, Procon Online e outros serviços públicos de grande relevância, como a emissão de boletins de ocorrência online, por meio da Delegacia Virtual, lançada pela atual gestão e que significa um extremo avanço, permitindo que qualquer pessoa faça de casa, em casos de crimes sem o uso da violência, o registro do boletim de ocorrências, apenas acessando o portal.

Outro número expressivo de acessos é a seção Conversa com a Governadora, um canal direto de comunicação do internauta com a chefe do Executivo.

“Catalogamos todas as informações, questionamentos e sugestões que são feitas diretamente para a governadora. Já ultrapassamos a marca de 15 mil mensagens encaminhadas a ela. A governadora Roseana tem a preocupação de não deixar ninguém sem resposta”, ressaltou Igor Almeida, coordenador do Portal do Governo.

Da mesma forma acontece com o canal Fale Conosco, que diariamente recebe mensagens referentes a todas às áreas do Governo.

“Com o entrosamento entre todas as assessorias de comunicação das Secretarias, conseguimos repassar ao internauta a resposta correta, muitas vezes de imediato. O prazo máximo de retorno é de cinco dias, quando a resposta exige também alguma solu&cced
il;ão administrativa, por exemplo”, reforçou a Secretária de Comunicação.

Redes Sociais

O mais recente sucesso no Portal do Governo é o Flickr (site de fotografias), intitulado Encantos do Maranhão, www.flickr.com/photos/encantosdomaranhao. Para a criação do Flickr foi lançada uma campanha na internet pedindo que os internautas enviassem imagens das belezas naturais do estado.

No primeiro dia de campanha, o portal do governo recebeu dezenas de fotografias de cidades do interior, igrejas, praças, praia e pôr do sol. A participação dos maranhenses surpreendeu a coordenação do Portal, com declarações de amor ao Maranhão e a divulgação de maravilhas em cidades com pontos turísticos.

Reconhecimento

A mais recente edição da Revista  Wirelles Mundi, uma referência sobre mobilidade social, cita o Maranhão entre os 13 governos brasileiros que estão conectados com as Redes Sociais.

Este ano, a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) enviou à Secretaria de Comunicação, uma carta de reconhecimento em que revela que a Rádio Timbira é a emissora AM com maior número de acessos online em todo o Maranhão.  

Os acessos do internauta ao Portal, no mês de setembro, foram feitos em mais de 50 países e de quase todos os Estados do Brasil.

“A forma como o Governo do Estado atua na internet, a comunicação que se estabelece com os veículos da imprensa local e nacional e, principalmente com o cidadão, estão em permanente discussão no sentido de otimizarmos o uso das ferramentas que facilitam  o contato com o mundo e podem permitir que as ações, em todas as áreas, sejam mais eficientes. Um estudo recente mostra que mais de um quarto da população global está online – são mais de 1,73 bilhões de usuários. Não podemos desprezar esse mundo que, a meu ver, há muito tempo deixou de ser virtual. O Governo está atento e a comunicação, seja de qual forma for estabelecida,  será sempre o princípio de qualquer ação entre as pessoas”, conclui a Secretária.  

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=12543

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br