25/01/2011 12:00 am

SEÇÃO SINDICAL DOS DOCENTES DA UFC É REESTRUTURADA

SEÇÃO SINDICAL DOS DOCENTES DA UFC É REESTRUTURADA

No último dia 14/1, os docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC) reuniram-se em Assembleia Geral, convocada pela Regional Nordeste I do ANDES-SN, em conjunto com professores sindicalizados, para reestruturar a Seção Sindical, designada de Sesdufc – Seção Sindical de Docentes da UFC – ANDES-SN.

Ao abrir os trabalhos da reunião, o coordenador da mesa e vice-presidente da Secretaria Regional Nordeste I do ANDES-SN, Marcone Dutra, expôs um breve resgate dos elementos que levaram os docentes a convocar a assembleia.   

“No dia 16 de dezembro de 2010, foi entregue na Secretaria Regional Nordeste I, um abaixo-assinado de docentes da UFC, sindicalizados no ANDES-SN, no qual reletavam alguns fatos perpetrados pela então diretoria da ADUFC – Seção Sindical do ANDES-SN, que foram considerados arbitrários e agressivos aos seus direitos básicos como sindicalizados. Solicitavam ainda providências imediatas visando restabelecer o cumprimento do Regimento da Seção Sindical e do Estatuto do ANDES-SN, e, assim, garantir seus direitos como sindicalizados. Com base nessa solicitação, e com o entendimento de que o legítimo detentor da representação sindical da categoria é o ANDES-SN, entendem a necessidade de manter a representação sindical local ativa, evitando-se prejuízos para os docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC), que o direito de cada professor de permanecer sindicalizado no único sindicato que represente, em todo o território nacional, os docentes em ensino superior do setor público, conforme despacho do Ministro do Trabalho (DOU, 05/06/09), precisa ser assegurado, a Secretaria Regional Nordeste I do ANDES-SN convocou esta Assembleia Geral para dar encaminhamento a todos os atos que levem à reestruturação da Seção Sindical do ANDES-SN na UFC”. 

Com a assinatura de 12 professores da UFC, foi definida a organização da Sesdufc. Além da reestruturação da Seção Sindical, integraram a pauta da assembleia a aprovação de seu regimento interno, eleição e posse de sua diretoria provisória e a participação no 30º Congresso do ANDES-SN. 

“A Seção Sindical no âmbito da UFC é importantíssima para a reorganização do ANDES-SN nesta IFES. Neste contexto de ataques à democracia e autonomia da universidade e de precarização do trabalho docente, é fundamental a existência de uma ferramenta de organização e de luta dos professores que se contraponha a esta lógica destrutiva da universidade pública. Parabenizo os companheiros e as companheiras que estão à frente desta empreitada, e estaremos ombro a ombro na consolidação da Sesdufc e na defesa do ANDES-SN”, avalia Raquel Dias, 1ª Secretária da Regional Nordeste I do ANDES-SN.

Para Marcone Dutra, a Sesdufc é o primeiro passo para a reorganização do ANDES-SN na UFC. “A diretoria da Regional Nordeste I garante o apoio irrestrito no resgate e garantia dos direitos dos sindicalizados de escolher que sindicato os representa. Nós defendemos um sindicato classista, com liberdade sindical, que defenda o professor e a universidade, pública, gratuita e de qualidade. Agora é amadurecer as ideias políticas e partir para a disputa na base, que será a tarefa mais importante para crescer dentro do ANDES – SN”.

Na avaliação dos docentes, a composição da diretoria buscou se deu de forma a reunir um coletivo que pudesse encaminhar o processo de reorganização do movimento docente na UFC. “A criação da Sesdufc por companheiros que não se deram por vencidos, mas ao contrário, certos de que só existe vitória quando há combate, os enobrece e permite que nos abriguemos em um sindicato com
um passado de lutas e conquistas”, comemora Franquiberto Pessoa, 2º Tesoureiro da Regional Nordeste I do ANDES-SN. 

A Assembleia Geral de constituição da Seção Sindical ficou agendada para a segunda quinzena de fevereiro, período de retorno das aulas na UFC.

A diretoria provisória (com até 120 dias para convocar eleições) foi composta por:
 
– Presidente: Maria do Céu de Lima (Geografia)
– Vice-presidente: José Carlos Araújo (Economia Agrícola)
– Secretária Geral: Tânia Maria Batista de Lima (FACED)
– 1o Secretário: Giovanni Barroso (Física)
– 1o Tesoureiro: José Carlos Parente (Física – aposentado)
– 2o Tesoureiro: Aécio de Oliveira (Economia)

FONTE: http://portal.andes.org.br:8080/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=4364

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br