15/12/2010 12:00 am

SAÚDE LANÇA QUINTA EDIÇÃO DE CÓDIGO FARMACÊUTICO BRASILEIRO

SAÚDE LANÇA QUINTA EDIÇÃO DE CÓDIGO FARMACÊUTICO BRASILEIRO

O Ministério da Saúde lança nesta terça-feira (14), a quinta edição da Farmacopeia Brasileira (FB), o Código Oficial Farmacêutico do País que estabelece requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas vegetais, medicamentos e produtos para a saúde. O lançamento oficial acontece no Auditório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília, e será transmitido ao vivo pela internet, através do site do ministério. 

O código contém 592 monografias, sendo que 367 delas fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). A quinta edição da FB revoga as quatro edições anteriores e será publicada também em meio eletrônico, o que facilitará revisões e atualizações posteriores. Para sua elaboração, o trabalho contou com participação de 225 pessoas, entre membros acadêmicos, representantes da indústria farmacêutica, Anvisa, Ministério da Saúde, entre outros.
 

Histórico 

A primeira edição da Farmacopeia Brasileira foi publicada em 1926 e equiparava-se às farmacopeias dos países tecnologicamente desenvolvidos, porém diferenciava-se das demais por já conter descrições de mais de 200 plantas medicinais, a maioria delas de origem brasileira. 

A segunda edição foi publicada em 1959 e a terceira em 1976. Em 1988, foi publicada a quarta edição que foi atualizada por vários fascículos até 2005.

Fonte: Anvisa

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/14/saude-lanca-quinta-edicao-de-codigo-farmaceutico-brasileiro

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br