18/11/2010 12:00 am

SÃO VICENTE: III FASE DO PLANO SANITÁRIO INAUGURADO AMANHÃ

SÃO VICENTE: III FASE DO PLANO SANITÁRIO INAUGURADO AMANHÃ

A III fase do Plano Sanitário do Mindelo, será inaugurada amanhã Sexta-feira, 19 de Novembro, numa cerimónia a ser presidida pelo o Primeiro-ministro, José Maria Neves, acompanhado pelo Embaixador da União Europeia, Josep Coll.

Totalmente financiadas pela União Europeia, as infra-estruturas incluem a nova rede de esgotos de água usada de São Vicente, a construção de cinco novas estacões de bombagem de água usada desde o Comando Naval, Caisinho, Campinho, Ribeira de Júlia e Lazareto e a ampliação da estação de tratamento de águas residuais em Ribeira da Vinha.

A IIIa Fase do Plano Sanitário do Mindelo foi orçada em 1 milhão de contos (cerca de 9 milhões de Euros), financiada pelo nono fundo europeu para o desenvolvimento. Além das infra-estruturas agora inauguradas, já foram concluídas e inauguradas em Julho passado as infra-estruturas de bombagem e distribuição de água potável.

De acordo com Cristobal Delgado Matas, responsável pelo projecto, trata-se de um sistema de tratamento e bombagem de águas residuais, com o principal objectivo de melhorar as condições sanitárias e ambientais da ilha de São Vicente.

“O saneamento básico é um dos objectivos do milénio. E Cabo Verde tem sofrido recentemente epidemias ligadas à falta de saneamento básico. Esta inauguração é um paço adiante para alcançar essa meta”, garante.

Bairros como Pedra Rolada, Sul de Cemitério, Lombo Veneno, Ribeira de Julião, Passarão, Chã de Alecrim, Lazareto e Fonte de Mestre vão contar com uma rede de esgoto moderna. No seu total, a rede de esgoto foi estendida com mais 20 quilómetros novos de rede, e mais seis quilómetros de colectores principais.

Além disso, a cidade vai contar com um sistema de bombagem das águas residuais, totalmente modernizado e automatizado, acabando assim, com a poluição da orla marina da cidade.

Praia e Calheta beneficiados

As cidades da Praia e da Calheta também são beneficiados com um projecto similar.

Na Praia, está a ser construída uma nova estação de bombagem de água potável, a partir da estação da Electra em Palmarejo, um reservatório de água de três mil toneladas em Monte Babosa, e uma estação de bombagem do monte Babosa para os reservatórios de Pensamento, Achada Grande Traz, e Ponta d´Agua, bem como uma extensão da rede de água potável nos diferentes bairros da cidade.

Na Calheta está-se a construir uma unidade de dessalinização de água potável, com o objectivo de aumentar a disponibilidade desse líquido, bem como uma estação de tratamento de águas residuais.

As obras nas duas cidades deverão terminar até ao final deste ano, ou no inicio do próximo ano.

É de referir que este programa está enquadrado nos programas de cooperação da União Europeia e Cabo Verde, através do 9° Fundo Europeu de Desenvolvimento, que, num total de 2.2 milhões de contos, (à volta de 20 milhões de Euros) está a apoiar o Governo de Cabo Verde na modernização das redes de abastecimento de água e de saneamento básico nas cidades do Mindelo, Praia e Calheta.

18-11-2010, 10:01:51
António Ribeiro, Redacção Praia
FONTE: http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/sao-vicente–iii-fase-do-plano-sanitario-inaugurado-amanha

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br