16/06/2011 12:00 am

SÃO LUÍS PREPARA-SE PARA A CAMPANHA DA PÓLIO NO PRÓXIMO SÁBADO

Está tudo preparado para a realização da 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite em São Luís, neste sábado, 18, das 8h às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Divisão de Imunizações, disponibilizou 346 postos de vacinação nos sete distritos da capital. Devem tomar as duas gotinhas da vacina todas as crianças de 0 a menos de 5 anos de idade, independentemente de doses anteriores. A meta é vacinar 95% da população alvo.

Em 75 dos postos (que funcionarão nas unidades da rede de saúde) serão oferecidas todas as demais vacinas infantis para atualização do cartão de vacinação, incluindo a da gripe. Na data da segunda etapa da campanha, marcada para o dia 13 de agosto, será iniciada a Campanha Nacional do Seguimento Contra o Sarampo.

A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus (I, II e III) e tem eficácia de 90% a 95% com uma dose. Para garantir uma imunidade longa, é necessário realizar a série completa do esquema básico (três doses).

A poliomielite (paralisia infantil) foi erradicada no Brasil há 22 anos, mas as altas coberturas vacinais por meio de vacinação de rotina e das campanhas ainda são necessárias. O objetivo é manter a concreta certificação mundial da erradicação do agente infeccioso e garantir a não reintrodução da doença no país.

A vacina só não deve ser dada a crianças submetidas a tratamento com corticosteróide, antimetabólicos, radiação ou qualquer terapia imunossupressora.

A lista completa dos postos de vacinação está disponível no site da Prefeitura de São Luís (www.prefeitura.gov.br).

 

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2011/6/15/sao-luis-prepara-se-para-a-campanha-da-polio-no-proximo-sabado-159467.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br