3/12/2010 12:00 am

SÃO LUÍS CRESCE NO SETOR DE INTERCÂMBIO ESTRANGEIRO NO BRASIL

SÃO LUÍS CRESCE NO SETOR DE INTERCÂMBIO ESTRANGEIRO NO BRASIL

A palestra “Experiência em Intercâmbio: Uma conversa com a Via Mundo” foi proferida por funcionários e intercambistas da agência de Turismo Via Mundo, que faz parte da programação do I Seminário de Inovação e Competitividade do Maranhão: Diretrizes para o Turismo, Administração e Comunicação, que é promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação em Turismo (NPDTUR) da Universidade Federal do Maranhão. 

Segundo Ivo Santos, coordenador do Programa de Intercâmbio do Ensino Médio da Via Mundo, São Luís é a cidade do Brasil que mais recebe estrangeiros secundaristas que fazem intercâmbio em programas com duração de 6 meses e de 1 ano, estadia em casa de família e aulas em escolas locais. “São Luís vai se tornar um pólo de intercâmbio nacional”, afirma Santos. 

Em comparação com os Estados Unidos, que recebeu 450 alunos de uma agência estrangeira neste ano, a Via Mundo conseguiu apenas 6 alunos com a mesma agência, o que mostra a concorrência desleal entre os países. Contudo, o Brasil tem ganhado visibilidade neste campo devido ao crescimento da economia e aos investimentos estrangeiros no país, o que estimula o setor turístico. 

Santos também fala sobre o diferencial do Brasil como destino turístico. “O intercambista europeu que vem para o Brasil tem mais vantagens do que se o seu destino for os Estados Unidos porque, em geral, ele já conhece o inglês. Mas, se ele vier para cá, há a possibilidade de aprender mais um idioma, o português”. 

A estudante alemã Selina Sell, 19 anos, também participou da palestra, falando sobre sua experiência de estar no terceiro intercâmbio que faz no Maranhão. “A maior dificuldade que enfrentei foi conviver com os colegas em sala de aula sem entender nada o que eles falavam”, declara Sell. O primeiro intercâmbio da estudante alemã foi no Programa de Ensino Médio, o segundo foi em um programa de férias e, agora, ela está terminando o Programa de Estágio, implantado recentemente pela Via Mundo. 

O I Seminário de Inovação e Competitividade do Maranhão está sendo realizado no Auditório da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Humanas, e não no Auditório do Centro de Ciências Sociais como estava previsto, e vai até amanhã, 3 de dezembro. Para mais informações contatar o NPDTUR pelo site www.npdtur.ufma.br, email npdtur@hotmail.com ou telefone (98) 3301-8456. 

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9757

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br