17/05/2011 12:00 am

SAGRIMA APRESENTA PROJETO DIQUES DA BAIXADA E BARRAGEM DE CAJARI

Trinta e quatro municípios da Baixada serão beneficiados com o Projeto Diques da Baixada e Barragem de Cajari. O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (16), no Plenário Nagib Haickel, na Assembleia Legislativa do Maranhão pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, e pelo cientista em Ciências Ambientais, Márcio Vaz.

Participaram da solenidade o secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, que na ocasião representou a governadora Roseana Sarney, deputados, secretários estaduais e prefeitos.

O projeto Diques da Baixada prevê a construção de 50 km de diques de cerca de 2m de altura, entre os municípios de Viana e Cajapió, que farão a contenção da água salgada para os campos, permitindo a retenção de água doce por cerca de seis meses – atualmente, esse prazo pode ser de até quatro meses.

A medida viabilizará ainda projetos de pecuária, agricultura irrigada e piscicultura e evitará o problema de enchentes que deixa milhares de moradores da região desabrigados todos os anos.

“Além das questões hidro-agrícolas, o projeto contribuirá ainda para as questões referentes à educação, saúde e infraestrutura, garantindo à região sobretudo o exercício da cidadania”, destacou Luis Fernando.

O custo total dos serviços é de aproximadamente R$ 75 milhões e contemplará diretamente os municípios de Viana, Olinda Nova, Matinha, São João Batista e Cajapió.

Barragem de Cajari

A construção da barragem no Rio Maracu, na cidade de Cajari, foi outro projeto apresentado. Ele impedirá a salinização crescente do Lago de Viana durante a estação seca que se estende de agosto a dezembro, aumentará a disponibilidade hídrica para os municípios de Viana, Cajari e Penalva e fortalecerá a pesca artesanal da região. O custo total de execução da obra é de R$ 40 milhões.

“Nós iremos desenvolver esse projeto e a determinação da governadora é de iniciar as obras imediatamente”, declarou secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo.

FONTE:http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=16249

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br