16/10/2010 12:00 am

RÚSSIA E VENEZUELA FECHAM ACORDO DE CONSTRUÇÃO DE USINA NUCLEAR

RÚSSIA E VENEZUELA FECHAM ACORDO DE CONSTRUÇÃO DE USINA NUCLEAR

Os governos da Venezuela e da Rússia fecharam nesta sexta-feira (15) um acordo para que o país europeu construa a primeira usina nuclear em território venezuelano.

Durante visita do presidente Hugo Chávez ao país, também foram assinados convênios nas áreas de mineração, turismo e aeronáutica. As informações são da Agência Venezuelana de Notícias (AVN).

Blindados

Após conversa com o presidente venezuelano, o chefe do governo russo, Vladímir Pútin, revelou que seu país fornecerá cerca de 35 blindados ao exército da Venezuela.

A Rússia fornecerá em alguns meses um pacote com 35 blindados à Venezuela”, revelou Pútin após o diálogo que manteve com Chávez.

Em relação às relações bilaterais, Pútin assinalou que a Venezuela é um sócio confiável, com o qual se pode executar “projetos capazes de influenciar inclusive o mercado energético internacional”.

Essa é a nona visita que Hugo Chávez realiaza a Moscou. A última vez que visitou a capital russa foi em setembro de 2009.

As relações diplomáticas entre a Venezuela e a União Soviética foram estabelecidas em 14 de março de 1945, suspensas pela direita venezuelana em 1952 e retomadas em 1970.

Quando Chávez foi eleito presidente da Venezuela, os dois países passaram a estreitar os laços comerciais.

Chávez começou quinta-feira (14) uma viagem de dez dias que inclui ainda a Belarus, a Ucrânia, o Irã, a Síria, a Líbia, a Argélia e Portugal. Na capital russa, Chávez e o presidente Dmitri Medvedev finalizaram também as negociações para a criação de um banco binacional Rússia-Venezuela.

No encontro com o presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, Chávez deve reiterar o apoio ao desenvolvimento do programa nuclear iraniano. O líder venezuelano criticou as sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, em junho deste ano, ao Irã.

Da redação, com agências

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=139371

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br