26/01/2011 12:00 am

RÚSSIA COMPLETA PROCESSO DE RATIFICAÇÃO DO TRATADO DE REDUÇÃO DE ARMAMENTO NUCLEAR

RÚSSIA COMPLETA PROCESSO DE RATIFICAÇÃO DO TRATADO DE REDUÇÃO DE ARMAMENTO NUCLEAR

 

O Conselho da Federação russo (câmara alta do Parlamento) ratificou por unanimidade esta manhã o novo acordo bilateral de desarmamento nuclear com os Estados Unidos, sucessor do histórico Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START).

O documento – o primeiro a ser firmado entre os dois países em quase uma década – obriga a Rússia e os Estados Unidos a diminuírem para 1.550 o número de ogivas nucleares estratégicas operacionais que possuem, até ao prazo máximo de sete anos (o que representa uma redução em 30 por cento do limite de 2.200 já definido em 2002, com o SORT, pacto “adaptador” do START para a realidade pós-soviética).

Ficam também limitados a um máximo de 800 sistemas de disparo de armamento nuclear, incluindo mísseis intercontinentais, submarinos e bombardeiros.

Assinado pelos chefes de Estado dos dois países em Abril passado, o START-2 (ou Novo START), é um dos pontos cruciais do espírito de “reset” entre Washington e Moscovo, e fora já ratificado pelo Senado norte-americano no mês passado e pela Duma (câmara baixa do Parlamento russo).

O pacto segue agora para assinatura do Presidente russo, Dmitri Medvedev, e entra em vigor logo após os documentos de ratificação serem trocados pelos dois países, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

 

FONTE: http://www.publico.pt/Mundo/russia-completa-processo-de-ratificacao-do-tratado-de-reducao-de-armamento-nuclear_1477140

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br