29/03/2011 12:00 am

ROSEANA PLEITEIA MAIS FINANCIAMENTOS DO BNDES PARA O MARANHÃO

A governadora Roseana Sarney reuniu-se, nesta segunda-feira (28), com diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. A liberação de financiamentos destinados ao Maranhão para a execução de obras de melhoria urbana (vias de acesso, saneamento), transporte (mobilidade urbana), arranjos produtivos, melhoria da gestão pública, além da solicitação da instalação de um escritório do banco no estado, foram tratados durante encontro que durou cerca de duas horas. Nesta terça-feira (29), a chefe do Executivo maranhense se reunirá com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Brasília.

Na reunião com o diretor das áreas de Crédito e Inclusão Social, Élvio Gaspar, e o superintendente da Área Social, Ricardo Ramos, Roseana Sarney detalhou o momento pelo qual passa o estado, com a instalação de grandes empreendimentos, e relatou a necessidade de investimentos estruturantes para atender a essa demanda. Também participaram do encontro os secretários de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim; e Infraestrutura, Max Barros.

“Saímos confiantes que vamos obter os recursos que necessitamos para investir mais no Maranhão. O BNDES sempre foi nosso parceiro e reconhece o estado como uma grande oportunidade de investimento”, declarou a governadora.

O secretário Fábio Gondim destacou entre os pleitos apresentados pela governadora Roseana Sarney ao BNDES, sua preocupação em desenvolver projetos objetivando a melhoria da gestão pública, ou seja, focada em mais eficiência e eficácia na prestação de serviços à sociedade. “A governadora solicitou ao banco que seja ampliada a parceria já existente com o Governo do Estado, visando garantir mais investimentos para o Maranhão”, informou Gondim.

Para o secretário Max Barros, o encontro com o BNDES foi muito produtivo, pois tratou de investimentos importantes para o Maranhão nas áreas de infraestrutura, gestão pública e arranjos produtivos. “A governadora explicitou o esforço que vem empreendendo para garantir mais investimentos para o estado e saiu otimista de que essa parceria com o BNDES será ampliada”, destacou Max Barros, esclarecendo que o detalhamento financeiro dos projetos serão discutidos em um próximo encontro com representantes da instituição.

Agenda

O encontro desta segunda-feira (28) dá prosseguimento à agenda de audiências nacionais cumprida pela governadora do Maranhão e iniciada na terça-feira passada, em Brasília. Na capital federal, Roseana Sarney reuniu-se com 12 ministros de Estado e com a presidenta Dilma Rousseff (PT).

A governadora teve audiências com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Integração, Fernando Bezerra; do Esporte, Orlando Silva; das Cidades, Mário Negromonte; dos Transportes, Alfredo Nascimento; do Turismo, Pedro Novais; da Agricultura, Afonso Florence; da Educação, Fernando Haddad; da Pesca, Ideli Salvati; das Minas e Energia, Edison Lobão; da Saúde, Alexandre Padilha; e o ministro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Nesses encontros, ela garantiu obras e recursos para o Maranhão.

Entre os investimentos assegurados para o Maranhão somente na área de educação, estão pelo menos mais cinco unidades de Institutos Tecnológicos (antigos Cefets) e um curso de Medicina para o Campus da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=15268

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br