3/11/2010 12:00 am

REUNIÃO NA CHINA PODE CRIAR ACORDO PARA O CLIMA, DIZ SERYS

REUNIÃO NA CHINA PODE CRIAR ACORDO PARA O CLIMA, DIZ SERYS

Senadora representa Congresso brasileiro em encontro na cidade de Tianjin, que vai examinar esboço de entendimento internacional sobre mudanças climáticas para 2012

Estabelecer pontes entre as legislações nacionais e os compromissos internacionais sobre mudanças climáticas é um dos objetivos do fórum conjunto que a Globe International e o Congresso Nacional do Povo da China realizarão em Tianjin, naquele país, de 6 a 8 de novembro. 

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que coordenará o grupo de parlamentares brasileiros no evento, disse que se discutirá um novo enfoque internacional para mudanças climáticas, os compromissos governamentais sobre o tema (com ênfase para o papel de fiscalização dos legisladores) e o conjunto de medidas da China sobre essa questão.

A posição brasileira sobre o clima será exposta por Serys, pelo senador Cícero Lucena (PSDB-PB) e pelos deputados Augusto Carvalho (PPS-DF) e Rebecca Garcia (PP-AM).

Serys anunciou em plenário que a reunião em Tianjin examinará o esboço de um acordo pós-2012 sobre mudanças climáticas. Um dos estudos em pauta, conforme disse, mapeia toda a legislação sobre mudanças climáticas vigente nas principais economias mundiais e vincula as regras nacionais a esse possível acordo pós-2012.

A Globe International é composta por parlamentares do G-8 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) e também do Brasil, China, Índia, México e África do Sul.

Fundo

Serys destaca entre as contribuições do Brasil para o meio ambiente a assinatura, em 26 de outubro, do regulamento do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. Os recursos, assinala, serão aplicados em ações de combate à desertificação e de incentivo às cadeias produtivas sustentáveis, entre outras.

Segundo a senadora, o fundo brasileiro, com previsão de R$ 226 milhões em 2011, é o primeiro a utilizar recursos provenientes da participação dos lucros da cadeia produtiva do petróleo para financiar ações de mitigação de mudanças climáticas. 
100949

 

 

Senador(es) Relacionado(s):
Cícero Lucena
Serys Slhessarenko


FONTE: http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/noticia.asp?codNoticia=100949&dataEdicaoVer=20101103&dataEdicaoAtual=20101103&codEditoria=1169&nomeEditoria=Meio+Ambiente

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br