16/06/2011 12:00 am

REUNIÃO DO COMEN DEBATE INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA

A integração institucional das forças do sistema de segurança pública a nível federal, estadual e municipal é a principal arma de combate a criminalidade. A proposta foi discutida durante a 35ª Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Pública do Meio-Norte (Comen), nesta quarta-feira (15), no Hotel Luzeiros, em São Luís.

O encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), contou com a presença do vice-governador, Washington Luis; do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes; do presidente do Comen, Marcos Roberto Marques da Silva, que também é secretário de Justiça e Segurança do Estado do Amapá; além dos secretários de segurança pública do Pará, Piauí e Tocantins, dirigentes e integrantes das Polícias Civis e Militar, Federal, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros e representantes do Ministério da Justiça (MJ).

“A integração das polícias em todo o sistema é fundamental para que tenhamos êxito nas ações de combate à violência”, declarou o vice-governador. Ele disse que o Maranhão, apesar das dificuldades, tem sido competente em comparação a outros estados brasileiros. “Acredito que temos muito a contribuir a nível nacional com experiências e ações de sucesso”, ressaltou.

Segundo o secretário, Aluísio Mendes, a polícia maranhense tem conseguido êxito nas ações desde que passou a atuar em conjunto com outras instituições. “Reduzimos em quase 80% o número de assaltos a bancos no Maranhão. Antes, eram quase 16 assaltos por ano, em 2010 foram quatro e este ano dois. Esse resultado só foi possível graças ao trabalho conjunto, uma ideia que precisa ser difundida”, explicou.

Aluísio disse que o Maranhão enfrenta alguns problemas na área de segurança, entre eles, o que considera mais crítico, é o baixo efetivo da corporação. “A formação de novos policiais demanda tempo, mas já temos em fase de elaboração e licitação a realização de um concurso público que deverá amenizar esse problema”, acrescentou.

O presidente do Comen, Marcos Roberto, disse que o evento é importante pela troca de experiências, cada estado vai apresentar as principais ações desenvolvidas para combater a violência. “Temos que fortalecer as ações integradas, uma alternativa que tem se mostrado eficaz para diminuir a criminalidade e garantir a segurança do povo”, apontou.

Na programação da reunião do Comen, debates sobre a “Nova Política Nacional de Segurança Pública e as estratégias do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp)”, “O sistema de informações e o controle penitenciário”, “A integração institucional das forças de segurança” e “Procedimentos eletrônicos de polícia integrados ao Poder Judiciário”, além de discussões sobre planos, projetos e programas de segurança em desenvolvimento em âmbito nacional.

 

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2011/6/15/reuniao-do-comen-debate-integracao-do-sistema-de-seguranca-publica-159473.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br