29/11/2010 12:00 am

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE SÃO LUÍS REALIZA MAIS DE TRÊS MIL EXAMES

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE SÃO LUÍS REALIZA MAIS DE TRÊS MIL EXAMES

Desde que foi inaugurada, a Unidade de Ressonância Magnética Dr. Expedito Aguiar Bacelar vem se sobressaindo em seus atendimentos. De março deste ano, mês em que foi entregue oficialmente à população de São Luís, até outubro, foram mais de três mil exames de alta complexidade realizados, ajudando o médico a prestar um diagnóstico mais preciso ao paciente que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).   

 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, a Unidade de Ressonância Magnética representa um grande avanço na prestação de serviços de Saúde em São Luís. Ele fez questão de frisar que milhares de pessoas estão sendo beneficiadas com exames de alta complexidade e que têm um diagnóstico mais preciso dos problemas que afetam a sua saúde.

 

“Com a unidade, estamos oferecendo à população serviços que antes só existiam na rede particular. Cremos que, até o final do ano, vamos ultrapassar a casa dos quatro mil exames na ressonância magnética”, destacou Gutemberg Araújo.

 

Primeira do MaranhãoA Unidade de Ressonância Magnética de São Luís é a primeira do setor público do Maranhão. Localizada em um anexo do Hospital Dr. Clementino Moura (Socorrão II), o setor apresenta o que há de mais moderno em equipamentos. Os diagnósticos por imagem, em duas ou três dimensões, podem ser feitos em qualquer parte do corpo e não causam desconforto e nem apresentam contra-indicações, exceto a portadores de marca-passos, cardíacos e materiais metálicos (clips metálicos e outros) que possam sofrer indução eletromagnética.

 

A ressonância magnética conta com um corpo clínico formado por três radiologistas, três médicos radiologistas, três técnicos em radiologia, dois técnicos em enfermagem e um anestesista, especifico para casos mais complexos. Por conta da grande demanda, a equipe trabalha em regime de escala e a unidade funciona durante toda a semana.

  

Como agendar um exame 

 

Todos os usuários que solicitam o exame de ressonância magnética garantem atendimento. Para isso, basta ter em mãos o encaminhamento prescrito pelo médico, informando a necessidade do exame. Em seguida, o paciente deve se dirigir à Central de Marcação de Consultas (Cemarc/Alemanha) para que o pedido seja autorizado e o procedimento agendado.

 

Nos casos em que o usuário já estiver internado em uma das unidades da rede pública de saúde, o procedimento é mais rápido e prioritário, de acordo com o quadro clínico apresentado no laudo médico. Nesses casos, a solicitação é feita pelo médico e é o Serviço Social do hospital, de onde o usuário está internado, que realiza o contato direto com a Ressonância Magnética.

 

 

Exames mês a mês

 

Fevereiro: 37 (fase experimental)

Março: 99

Abril: 216

Maio: 287

Junho: 389

Julho: 457

Agosto: 565

Setembro: 342

Outubro: 654

 

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2746

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br