10/03/2011 12:00 am

REI DO MARROCOS ANUNCIA MUDANÇAS DEPOIS DE PRESSÃO POPULAR

REI DO MARROCOS ANUNCIA MUDANÇAS DEPOIS DE PRESSÃO POPULAR

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em meio a protestos e cobranças de manifestantes, o rei do Marrocos, Mohammed VI, anunciou uma reforma ampla na Constituição. No entanto, ele evitou mencionar as manifestações que ocuparam as principais ruas de várias cidades marroquinas desde o final de fevereiro. Segundo o monarca, com a reforma, o primeiro-ministro e os partidos políticos vão ter mais poderes no país. Até junho uma comissão vai apresentar as conclusões ao rei.

As informações são da rede de rádio estatal francesa, a Rádio França Internacional (RFI). Em um discurso à nação, o rei citou sete pilares que sustentarão as reformas. De acordo com ele, o primeiro-ministro ganhará mais atribuições e a Justiça marroquina será um poder independente.

Para os manifestantes, o discurso do monarca foi representativo e respondeu, em parte, aos apelos pois será instaurado um Conselho Constitucional. O conselho deve elaborar as propostas e, em três meses, apresentar as sugestões ao rei.

A série de manifestações no Marrocos ocorre desde o último dia 20. Mohamed VI não citou os acontecimentos, mas ele é mantido informado, segundo assessores, sobre a organização dos protestos por meio da internet e do apoio do movimento juvenil. Para o próximo dia 20 está previsto um ato em várias cidades do país.

A onda de protestos no Norte da África e no Oriente Médio ocorre desde janeiro. Na Tunísia, o então presidente Zine Ben Ali se viu obrigado a deixar o país e abrir mão do poder, depois de mais de duas décadas. No Egito, o também então presidente Hosni Mubarack renunciou após 29 anos no governo. A crise mais grave do momento é na Líbia onde o presidente Muammar Kadhafi, há 41 anos no poder, enfrenta uma onda de protestos que pedem sua saída do governo.

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3207214

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br