24/03/2011 12:00 am

REGIÃO TOCANTINA DISCUTE DESTINAÇÃO DO LIXO

O evento reuniu representantes de prefeituras, empresas, instituições de ensino e entidades não governamentais de 19 municípios dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins.

As responsabilidades e o gerenciamento do lixo foram os temas discutidos durante o I Seminário de Resíduos Sólidos da Mesorregião Tocantina que aconteceu na cidade de Imperatriz durante os dias 17 e 18 de março. O evento reuniu representantes de prefeituras, empresas, instituições de ensino e entidades não governamentais de 19 municípios dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. 

Para Rubeny Brígida, subsecretária de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Imperatriz, a responsabilidade pelo lixo não é só do poder público e sim de todas as pessoas. “Queríamos com este evento sensibilizar a população que eles também são responsáveis pelos resíduos. Não adianta projetos e obras como aterro sanitário se a população não estiver consciente do seu papel”, ressaltou. 

Esteve também presente o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Gilberto Chagas que achou a iniciativa importante, mas reclamou que o evento discutiu apenas os aspectos econômicos do problema, deixando de lado a questão social. “Faltou mais discussão sobre o aspecto social do lixo, muitos gestores públicos ainda veem o catador como coitados, querem inserir num projeto assistencialista, não os reconhecem como uma categoria profissional,” afirmou. 

A Universidade Federal do Maranhão – UFMA, campus de Imperatriz foi uma das organizadoras do evento, o professor do curso de Enfermagem Paulo Roberto da Silva, representante da instituição no Conselho Municipal do Meio Ambiente foi um dos palestrantes e organizadores. “A UFMA está inserida nesse processo através da conscientização mediante a participação em eventos como esse e através de projeto de pesquisa e extensão”, explicou o professor. 

Editora: Denise Ayres 
Texto: Adriano Carneiro 

 

fonte: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=10306

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br