5/11/2010 12:00 am

REGIÃO NORDESTE É A 2ª COM MAIOR NÚMERO DE INSCRITOS PARA O ENEM

REGIÃO NORDESTE É A 2ª COM MAIOR NÚMERO DE INSCRITOS PARA O ENEM

No Maranhão, os candidatos devem ficar atentos porque, no horário de verão, prevalece o horário de Brasília. No primeiro dia, o exame começa às 13h (12h no Maranhão). No segundo dia, a prova começa no mesmo horário, mas, por conta da redação, termina uma hora depois, às 18h30min (17h30min no Maranhão ).

O Enem que compreenderá este final de semana, 6 e 7 de novembro, obteve este ano 4.611.441 inscritos, e a Região Nordeste conquistou este ano o 2º lugar com o maior número, são 1.397.282 pessoas que pretendem ingressar a uma instituição de ensino superior , entre elas aquelas que almejam adquirir o certificado de Ensino Médio. 
No Estado do Maranhão 167.447 devem comparecer às escolas, universidades e faculdades para a realização do exame. 

O exame será composto por quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 (quarenta e cinco) questões de múltipla escolha, e por uma proposta para redação. As quatro provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e respectivos componentes curriculares: 
– Prova I – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física; 
– Prova II – Matemática e suas Tecnologias: Matemática; 
– Prova III – Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; 
– Prova IV – Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia. 
Além das provas, serão aplicadas questões de língua estrangeira, espanhol ou inglês, isso de acordo com a seleção do candidato no ato da inscrição. 
A partir do Exame Nacional de Ensino Médio, que se pode observar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira, a fim de possíbilitar investimento na área da educação decorrente de cada região do país. 

Caminhos que nos levam à UFMA 

Na UFMA são ofertadas 1.918 vagas distribuídas em 53 cursos, entre bacharelados e licenciaturas: 120 para o campus de Chapadinha, 216 para o campus de Imperatriz e 1.582 vagas para o campus do Bacanga (sede em São Luís). Isso significa um aumento de 96 vagas num comparativo com o primeiro semestre de 2010. 
Assim averigua também, o prof. Manoel Barros, chefe do Departamento de Organização Acadêmica (DEOAC) e responsável institucional pelo SiSU : “ Ano passado houve um reajuste no número de vagas ofertadas pela universidade, no próximo ano pretendemos aumentar o número de vagas para os cursos de engenharias”, afirma Manoel. 
O Enem ainda continua sendo utilizado para a seleção no ProUni. A nota obtida no exame continua sendo utilizada para fornecer bolsas de estudos parciais ou integrais, em instituiçoes privadas de ensino,somente para candidatos que atendam as exigências socioeconômicas previstas no edital. 

Dicas de última hora 

Está chegando a hora. Estamos há poucos dias do Enem 2010. E muita gente deve estar se perguntando como se dar bem na prova. Dicas não faltam. Agora é importante a concentração. O foco. É preciso estar focado nos estudos, sem exagerar. 
Quem manteve a disciplina e estudou ao longo do ano, não vai ter problemas com as provas. Basta não relaxar. Aproveite esses últimos dias para ler e se inteirar de assuntos atuais. É possível que muitos acontecimentos importantes na política e na economia sejam aproveitados pelo Enem. 
Quem não estudou o suficiente, ou acredita que relaxou, não tem porque se desesperar. Agora não adianta nada se enterrar nos estudos, pois não dá tempo para recuperar o tempo perdido. Continue seu ritmo de estudos e lembre-se que mesmo quem estudou pouco pode tirar uma boa nota. Basta lembrar que o Enem é baseado em competências, e saber interpretar corretamente gráficos e textos é fundamental. 

Enunciado enxuto 

Resultado de queixas de estudantes, as questões do Enem terão enunciados mais curtos. O pedido foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao órgão responsável pelo exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Haddad afirmou que a recomendação dada ao Inep foi para “dar atenção ao enunciado dos itens, para que fossem contextualizados, mas que pudessem ser textos um pouco mais enxutos”. 

A prova, aplicada em dois dias, começa no sábado, 6 de novembro. No total, são 90 questões por dia. No primeiro, a prova é de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo, é a vez de linguagem e códigos, além de redação e matemática. As provas serão distribuídas em quatro cores diferentes. 

Atenção ao Horário de Verão 
No Maranhão, os candidatos devem ficar atentos porque, no horário de verão, prevalece o horário de Brasília. No primeiro dia, o exame começa às 13h (12h no Maranhão) e termina às 17h30min (16h30min no Maranhão). No segundo dia, a prova começa no mesmo horário, mas, por conta da redação, termina uma hora depois, às 18h30min (17h30min no Maranhão ). 

Observe a seguir o Regulamento de Ingresso nos Cursos de Graduação da UFMA em 2011.1 
http://www.ufma.br/editais/arquivos/edital_345_sisu.pdf 

Edição: Dyego Rodrigues 
Foto: do site abduzido.net

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9535


CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br