14/02/2011 12:00 am

REFORMA DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU SERÁ TEMA DE REUNIÃO EM BRASÍLIA

REFORMA DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU SERÁ TEMA DE REUNIÃO EM BRASÍLIA

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil 

Brasília – O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado, chega ao Brasil quarta-feira (16). Amado irá também ao Panamá e México. Nas reuniões com o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, um dos temas em discussão será a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A questão é prioridade para o Brasil.

No ano passado, representantes de Portugal e outros países de língua portuguesa disseram apoiar a posição brasileira em defesa da reestruturação do órgão. Para o Brasil, o formato atual do conselho, que segue a estrutura mundial do pós-guerra dos anos 40, não corresponde às necessidades do século 21. As informações são da agência pública portuguesa, a Lusa.

Amado e Patriota devem negociar ainda acordos entre o Brasil, Portugal e os países de língua portuguesa. Os ministros pretendem desenvolver projetos de cooperação nas áreas financeiras e ambientais e do fórum da Aliança das Civilizações, que ocorreu em maio de 2010 no Rio de Janeiro.

Antes de vir ao Brasil, Amado visita hoje (14) o Panamá, onde estará acompanhado pelo secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro. Segundo a agência portuguesa, essa parte da viagem será basicamente econômica para negociar acordos comerciais. 

Amado segue para o México amanhã (15), onde terá reuniões com a ministra das Relações Exteriores, Patrícia Espinosa. Segundo assessores, em pauta a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e as prioridades do G20 (grupo das maiores economias do mundo).

Edição: Graça Adjuto

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3188252

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br