8/09/2010 12:00 am

CIRILO JUNIOR
JANAINA LAGE
DO RIO

A rede pública de ensino responde por 78,1% dos estudantes brasileiros, segundo dados da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Número de analfabetos cai, mas representa cerca de 10% da população
População brasileira soma 191,8 milhões
Cai proporção de casas com rede coletora de esgoto
45,8% dos brasileiros estão casados, mostra IBGE

Nas regiões Norte e Nordeste essa proporção ultrapassa os 80%. No total do país, 55,2 milhões de estudantes estavam matriculados na rede pública no ano passado.

Dos estudantes matriculados na rede pública, 54,7% estavam em instituições de ensino municipais. Outros 42,9% eram da rede estadual, e 2,4% estudavam em colégios ou universidades federais.

Os estudantes da rede pública são maioria nos ensinos fundamental e médio. No ensino superior, a situação era bem diferente. A maior parte (76,6%) estava matriculada na rede privada.

Entre as crianças do maternal e jardim de infância, o IBGE aponta que 30,1% estavam na rede particular.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/saber/795317-rede-publica-abriga-quase-80-dos-estudantes-no-brasil-mostra-ibge.shtml