20/09/2011 12:00 am

Reconhecimento palestino tem apoio global, mostra pesquisa

O projeto palestino para obter o reconhecimento de Estado nas Nações Unidas tem forte apoio popular ao redor do mundo, demonstrou uma pesquisa de opinião publicada pela BBC nesta segunda-feira (19).

Das 20.446 pessoas entrevistadas pelo instituto de pesquisas GlobeScan nos cinco continentes, 49% defendem que seus países deem apoio à resolução reivindicada pela Autoridade Palestina, reconhecendo a Palestina como um membro pleno da ONU.

Enquanto isso, 21% disseram esperar que seus líderes bloqueiem a iniciativa. Outros 30% estão indecisos: opinam que o apoio depende de outros fatores, creem que seus governos devem se abster na votação ou não sabem que posição seus governos devem adotar.

O maior apoio ao reconhecimento palestino é observado no Egito (90% a favor e 9% de oposição) e em outras nações de maioria muçulmana (Turquia, com 60% a favor e 19% contra; índices parecidos são observados no Paquistão e na Indonésia).

Na China também é grande a ênfase no reconhecimento do Estado palestino: 56% o apoiam e apenas 9% se opõem.

A resistência mais forte foi observada nos Estados Unidos (45% de apoio e 36% de oposição) e na Índia (32% de apoio e 25% de oposição, além de um alto número de indecisos). No Brasil, 41% apoiam, mas 26% se opõem.

Nas Filipinas, há um alto índice de apoio (56%), mas também uma rejeição significativa (36%) ao reconhecimento.

A pesquisa foi realizada entre 3 de julho e 29 de agosto, com entrevistas telefônicas ou pessoais nos seguintes países: Canadá, EUA, México, Brasil, Chile, Peru, Turquia, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Rússia, Egito, Gana, China, Filipinas, Paquistão, Indonésia, Austrália e Índia. A margem de erro oscila entre 2,1 ou 3,5 pontos percentuais.

Com BBC

 

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=164336&id_secao=9

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br