O Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais-OPPLS é um espaço multidisciplinar de pesquisa, documentação, informação, análise crítica e debate sobre políticas públicas e lutas sociais, destacando os processos concretos do Estado brasileiro e as especificidades do Maranhão, no âmbito das relações nacionais e internacionais considerando, em particular, o contexto do Nordeste e da Amazônia. Como grupo de pesquisa e extensão com base nos Departamentos Acadêmicos que lhe derem sustentação (Serviço Social, Economia, Sociologia e Antropologia, Educação são fundadores) vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, funcionando no âmbito do Núcleo de Pesquisa e Políticas Públicas – NUPP.
Nesta perspectiva, o observatório conta com os seguintes instrumentos básicos de organização e divulgação de informações: 1) Banco de dados sobre as políticas sociais públicas, destacando o orçamento e o financiamento (estes referenciados na política de endividamento público), os processos participativos e as lutas sociais. Os dados serão reunidos no banco, mediante levantamentos sistemáticos sobre as respostas do Estado e as lutas sociais em relação às necessidades e movimentos em torno das políticas públicas, considerando, em particular, o contexto regional do Nordeste e da Amazônia, no âmbito das relações nacionais e internacionais, bem como reunindo e articulando resultados dos estudos feitos pelos grupos de pesquisas e das Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, vinculados ao Programa. 2) Sistema de divulgação de informação e debate, constituído por: Página Web; Boletim eletrônico, Rede de articulação e debate de grupos temáticos; meios de comunicação do estado, destacadamente, os existentes na UFMA, como o Portal UFMA, a TV UFMA e a Rádio Universitária; 3) Seminários temáticos.
Estes mecanismos, associados à formação de recursos humanos, envolvendo recém-doutores, estudantes de pós-graduação e de graduação em iniciação científica e a produção intelectual do grupo, dão a dimensão dos impactos esperados e previstos em nível de ensino, pesquisa e extensão.
Membros fundadores
A experiência dos observatórios temáticos difunde-se em vários países, desde a década de 90, nas diferentes áreas da prática social como mecanismo de acompanhamento sistemático e análise dos processos que (re)configuram as áreas temáticas de interesses. Podemos citar a iniciativa do Observatório da Mundialização, coordenado por François Chesnais sob a motivação dos processos de expansão do capital a partir do final da década de 80 do século passado.
O Observatório da Mundialização expressa a necessidade de um acompanhamento sistemático do movimento das profundas transformações ocorridas a partir das três últimas décadas do século XX que mobilizaram os intelectuais em torno da chamada “globalização”. Ele foi o mais importante intelectual que se insurgiu contra a força ideológica da globalização como categoria, usada nos fundamentos da análise do movimento de mundialização do capital (Chesnais,1996); mostrou que não se tratava de um fenômeno que surge naquele momento histórico na medida em que a mundialização é inerente ao capitalismo.. Assim, sua perspectiva do observatório é colocada no sentido da investigação atenta e aberta para captar o movimento do capitalismo nesse novo momento de sua expansão mundial; e, neste sentido, embora a possibilidade da “rede” que nutre e fundamenta grande parte dos observatórios esteja presente, ela é apenas um elemento de uma estratégia e uma ferramenta de trabalho, amplamente beneficiada pela tecnologia da internet.
No Brasil tem se destacado o Observatório da Imprensa, Revista semanal de crítica da mídia, (www.observatorio.ultimosegundo.ig.com.br) mas são muitas e diversificadas as experiências e temas de Observatórios.
É, portanto, como mecanismo de investigação pensada como processo necessário ao pensamento crítico de transformação da realidade, que o Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais se constitui e se funda do ponto de vista teórico e metodológico.
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, o OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E LUTAS SOCIAIS constitui-se na perspectiva de contribuir para a ampliação dos mecanismos de registros de dados, acompanhamento sistemático e análise crítica das políticas públicas, destacando as demandas do Estado brasileiro e as particularidades do Maranhão, no âmbito das relações nacionais e internacionais em particular, o contexto do Nordeste e da Amazônia.