18/10/2010 12:00 am

PROTESTOS CONTRA VALE NA BOLSA DE NEW YORK

PROTESTOS CONTRA VALE NA BOLSA DE NEW YORK

Tratamento justo aos trabalhadores da Vale em todo o mundo!
Na segunda 18 de outubro de 2010, a gigante mineradora brasileira Vale celebra o 10º aniversário da listagem de suas ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), após ter sido privatizada pelo Governo Brasileiro.

Infelizmente, os trabalhadores e as comunidades afetadas pela Vale em todo o mundo não têm nada a comemorar neste dia. 

• Em 2009, a Vale obrigou mais de 3.500 trabalhadores do Canadá a uma greve que durou mais de um ano, com tentativa de uma drástica redução de seu fundo de pensão, de saúde e de segurança no trabalho e de sua participação nos lucros. Em Voisey’s Bay, também no Canadá, cerca de 300 membros do sindicato United Steelworkers estão ainda em greve contra as imposições da concessionária da Vale.

• Por conta da má reputação da Vale, pelo desrespeito a trabalhadores e comunidades em todo o mundo, trabalhadores da África têm protestado contra as tentativas da Vale de abrir novas minas e operar em seus países.

• No Brasil, a Vale tem desrespeitado normas de saúde e de segurança quanto a seus trabalhadores e têm levado a cabo grandes empreendimentos com a remoção de milhares de pessoas de suas casas.

• Na Nova Caledonia, povos indígenas têm protestado contra as violações de direitos praticadas pela Vale assim como contra a poluição generalizada, incluindo um grave derramamento de ácido em 2010, que afetou um lago que é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Para mais informações sobre a luta dos trabalhadores da Vale por justiça, visite www.FairDealNow.ca e www.justicanostrilhos.org 

FONTE: http://www.justicanostrilhos.org/nota/578

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br