3/10/2012 12:00 am

Protesto: Guajajaras bloqueiam Ferrovia Carajás

Protesto: Guajajaras bloqueiam Ferrovia Carajás

Eles são contra a portaria que dispõe sobre salvaguardas às terras indígenas.

Um grupo formado por aproximadamente 100 índios guajajaras interditou na manhã de ontem a Estrada de Ferro Carajás (EFC), no município de Alto Alegre do Pindaré (distante aproximadamente 340 km de São Luís). Eles protestavam, principalmente, contra a Portaria n° 303 da Advocacia Geral da União (AGU), que dispõe sobre salvaguardas institucionais às terras indígenas. Até o fechamento desta edição, o protesto ainda não havia terminado.

 

Os índios guajajaras que fizeram a interdição da ferrovia da Vale são da aldeia Maçaranduba, da Terra Indígena Caru. A manifestação foi iniciada por volta das 9h, e os indígenas bloquearam o Km-289 da estrada de ferro, no trecho compreendido entre os povoados de Mineirinho e Auzilândia, ambos em Alto Alegre do Pindaré.

 

Com o protesto, os índios querem a revogação da portaria da AGU. Entre outras coisas, o documento estabelece que nem a comunidade indígena ou a Fundação Nacional do Índio (Funai) precisam ser ouvidas caso a União decida pela instalação ou desenvolvimento de qualquer tipo de ação ou projeto estratégico em uma determinada área indígena.

http://imirante.globo.com/oestadoma/noticias/2012/10/03/pagina230735.asp

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br