19/04/2010 12:00 am

PRONERA ANIVERSARIA COM QUASE 4.000 ESTUDANTES FORMADOS

Na comemoração dos 12 anos, o Programa anuncia que terá primeira turma de Pedagogia

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) comemora no mês de maio 12 anos de atividades no Maranhão. De grande importância para a população campestre do Estado, o Pronera proporciona níveis de escolarização a trabalhadores rurais assentados. Para comemorar esses 12 anos, o Programa terá a criação da primeira turma do curso de Pedagogia, com 100 alunos, no dia 26 deste mês.

Respeitando a cultura local, o Programa trabalha em dois tempos: o escolar e o da comunidade. Durante o escolar os professores ministram as disciplinas normalmente no Campus da UFMA em Bacabal. Já no tempo comunitário, os alunos retornam para suas terras e realizam estudos e atividades passadas pelo professor com o acompanhamento de alunos da UFMA.

Segundo a coordenadora pedagógica do Pronera na UFMA, Conceição Lobato, o Programa é executado por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e pela UFMA. Nesses 12 anos, o Programa já formou 3.520 alunos no ensino fundamental, 436 no ensino médio e 160 no curso de magistrado e pretende formar mais 200 alunos ainda este ano, no curso de Pedagogia.

O Programa permite um aumento na escolaridade da população campestre para que eles não necessitem sair de suas áreas pelas condições desfavoráveis do campo. Logo, o Pronera oferece para essas pessoas formas de educação. “Os beneficiados recebem recurso para o deslocamento até o Campus, para hospedagem, alimentação e material necessário durante todo o curso”, afirma Conceição.

Este Programa é uma conquista dos trabalhadores do campo, que por meio do Pronera têm acesso à educação, para poderem assim permanecer em suas terras com mais qualidade de vida. Deste modo, percebe-se uma comemoração não apenas com os 12 anos de existência, e sim com os resultados obtidos até hoje.