25/11/2010 12:00 am

PROJOVEM INTEGRA POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A JUVENTUDE

PROJOVEM INTEGRA POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A JUVENTUDE

Discutir estratégias de articulação de diversos programas do Governo Federal nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte com o Projovem Adolescente, destinado ao público de 15 a 17 anos de idade e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é uma das responsabilidades do comitê gestor do programa.

O grupo, composto por representantes de diversos órgãos do Governo Federal, participou nesta quarta-feira (24), em Brasília, da primeira reunião após o comitê ter sido institu ído em 2009.

A secretária nacional de Assistência Social do MDS, Maria Luiza Rizzotti, disse que o Brasil possui jovens que necessitam de maior atenção das políticas públicas. “A nossa preocupação com esse público é no sentido de trabalhar para que esses jovens se transformem em agentes políticos, que sejam protagonistas e capazes de também transformar as políticas a eles destinadas”, afirmou.

Para o titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Beto Cury, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008 e que reúne quatro modalidades, incluindo o Projovem Adolescente, é fundamental para garantir direitos e gerar oportunidades. Segundo ele, o Projovem tem hoje mais de 2 milhões de beneficiários na idade de 15 a 29 anos. Nessa faixa etária, o Brasil tem 50 milhões de jovens. “O Estado brasileiro não tinha o olhar voltado para as particularidades e as singularidades da juventude”, lembrou.

Números

O coordenador do Projovem Adolescente no MDS, Alexandre Reis, apresentou os números atuais do programa. O ministério oferta aproximadamente 657 mil vagas para os municípios de todo o País, o que representa cerca de 26 mil coletivos juvenis, que são os grupos formados por 15 a 30 meninos e meninas.

Pelo sistema de monitoramento e acompanhamento do Projovem Adolescente, o Sisjovem, 91,82% dos coletivos estão em funcionamento e são ligados a mais 4,5 mil Centros de Referência de Assistência Social (Cras), distribuídos em cerca de 3,5 mil municípios e no Distrito Federal. “O Projovem Adolescente é um serviço socioeducativo de convivência e fortalecimento de vínculos importante”, acrescentou. Para este ano de 2010, Alexandre informou que o orçamento federal do Projovem Adolescente é de R$ 356 milhões.

Comitê

O Comitê Gestor do Projovem Adolescente foi instituído pela portaria do MDS nº 171/2009 e é composto por 12 membros e seus suplentes. Entre os participantes da reunião desta quarta-feira, além da diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social, Aidê Almeida, e da representante da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS, Cláudia Baddini, e de demais integrantes do ministério, estavam André Bucar (Ministério da Educação), Ana Luísa Lemos (Ministério da Saúde), Ticiana Egg (Ministério da Cultura), Rodrigo Marques e Juana Lucini (ambos da SNJ ) e Paulo Cesar (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República).

Fonte: MDS

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=142293&id_secao=1

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br