12/01/2011 12:00 am

PROJETO SÃO FRANCISCO COMEÇA A OPERAR NO PRÓXIMO ANO, AFIRMA MINISTRO DA INTEGRAÇÃO

PROJETO SÃO FRANCISCO COMEÇA A OPERAR NO PRÓXIMO ANO, AFIRMA MINISTRO DA INTEGRAÇÃO

O Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional deverá começar suas operações em 2012, segundo o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. As obras estão completas em mais de 80% e têm conclusão prevista para o primeiro semestre de 2012. A entrada em operação ocorreria até seis meses depois. 

O ministro reuniu-se nessa segunda-feira (10), em Salgueiro (PE), com técnicos e coordenadores de campo que fazem o acompanhamento das obras. No encontro, o ministro afirmou que a manutenção do ritmo de implantação do Projeto São Francisco é prioridade absoluta do governo Dilma Rousseff. 

O Eixo Leste, com captação no lago da Barragem de Itaparica, no município de Floresta (PE), percorrerá 220 km até o Rio Paraíba (PB) após ter parte da vazão transferida para as Bacias dos Rios Pajeú e Moxotó, e para a região do agreste de Pernambuco.

Já o Eixo Norte, com 426 km, tem conclusão prevista para 2012 e início das operações no ano seguinte. Atualmente está com avanço de 52%.

A captação será diretamente no Rio São Francisco, próximo à cidade de Cabrobó, também em Pernambuco. A água do canal irrigará as Bacias dos rios Salgados e Jaguaribe, no Ceará, Apodi, no rio Grande do Norte, e Piranhas-Açu, na Paraíba e Rio Grande do Norte.


Fonte:
Ministério da Integração Nacional

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/01/11/projeto-sao-francisco-comeca-a-operar-no-proximo-ano-afirma-ministro-da-integracao

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br