22/07/2010 12:00 am

PROJETO QUER INCLUIR ESTUDANTES E PAIS NA ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

PROJETO QUER INCLUIR ESTUDANTES E PAIS NA ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

 

O Projeto de Lei 7157/10, do Senado, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394/96) com o objetivo de “reforçar a cultura de paz nas escolas”, conforme define o autor, senador Paulo Paim (PT-RS). Pela proposta, estudantes, assim como seus pais ou responsáveis, devem participar da elaboração e da avaliação do projeto pedagógico da escola.

Segundo Paim, essa alteração visa reforçar a gestão democrática das unidades escolares, ao inserir a comunidade na condução do sistema de ensino. “Devem participar ativamente inclusive representantes da área de segurança”, afirma.

De acordo com o texto, as escolas públicas deverão prever em seus calendários reuniões ordinárias de seus conselhos. Deve-se incentivar a presença de representantes da comunidade, especialmente das áreas de saúde, segurança, cultura, esportes e ação social.

A proposta determina também que, no porcentual de um terço da carga horária dos professores reservado a estudos, deve-se incluir também a atividade de buscar integração com a comunidade escolar local.

Por fim, estabelece-se que as escolas devem voltar a contar com a figura do “inspetor de alunos”. Trata-se do profissional responsável pela manutenção da segurança e das relações pacíficas nos espaços educativos, define o texto.

Em caráter, o projeto será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Agência Câmara)

FONTE: http://aprendiz.uol.com.br/content/sestechoue.mmp

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br