2/03/2011 12:00 am

PROJETO LIVRO NA PRAÇA NA FOLIA DO CARNAVAL

PROJETO LIVRO NA PRAÇA NA FOLIA DO CARNAVAL

A folia e o saber invadem as comunidades do interior da ilha de São Luís com o projeto Livro na Praça. Com o tema Livro e Folia, o evento será realizado a partir desta quarta-feira (2) e se estenderá até sábado (5), em clima do Carnaval. A programação é realizada pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), e Associação de Amigos da BPBL, com apoio da Alumar.

As atividades acontecem nas comunidades de Cabral Miranda (na área de Pedrinhas), nesta quarta-feira (3), das 8h30 às 12h; na quinta-feira (4) será a vez da criançada do Rio dos Cachorros receberam a trupe do Livro na Praça, na Biblioteca Comunitária Espaço Saber, das 14h às 18h; e no sábado (5) será na comunidade de Taim, na Escola São José, ao ar livre, das 8h30 ao meio dia.

A caravana do Livro na Praça monta acampamento com o Carro Biblioteca e toda a equipe de técnicos, bibliotecários e agentes de leitura nas comunidades desenvolvendo o tema do carnaval maranhense. Destaca as manifestações e brincadeiras carnavalescas e seus personagens, realizando oficinas de máscaras e adereços de Carnaval que serão utilizados pelas crianças em blocos que saem pelas ruas das comunidades. Na volta, um baile carnavalesco com os participantes acontecerá no local onde serão realizadas as oficinas.

“A meta é incentivar as crianças a confeccionarem máscaras e adereços, que serão usadas por elas mesmas no final das Oficinas”, informou a chefa da Biblioteca Pública, Rosa Maria Ferreira Lima, responsável pela realização do Projeto Livro na Praça.

O evento oferece atividades lúdicas explorando a temática do carnaval maranhense, dando oportunidade às crianças em vivenciar a festa e os personagens do Carnaval.

Crianças do ensino fundamental de escolas comunitárias desenvolverão as atividades dentro de uma programação, que terá hora do conto, oficinas de criatividades, dramatização, oficina de criação literária, bingo literário, jogos, exposição e manuseio de livros (1.000 livros a disposição no Carro Biblioteca), Vídeokê, oficina de máscaras carnavalescas e muita descontração.

As atividades de dramatização serão realizadas sob a orientação da arte educadora Silvana Cartágenes e sua equipe de atores que realizarão as oficinas com utilização de livros para peça teatral que será apresentada.

No mês de janeiro, a caravana do Livro na Praça esteve nas comunidades de Cabral Miranda e Taim. Em Fevereiro visitou as comunidades de Coqueiro e Rio Grande, todas no interior da ilha de São Luís. Esta etapa de realização do projeto tem duração de seis meses e acontecerá mensalmente até o mês de Agosto de 2011.

A comitiva do Livro na Praça é formada por cinco técnicos bibliotecários, arte-educadores (professores, atores e artistas circenses) e técnicos em leitura.

Criado em 1988, o Livro na Praça tem percorrido vários bairros de São Luís e interior da ilha, com objetivo de despertar no público infantil e juvenil o interesse pelas tradições culturais maranhenses e incentivar o gosto pela leitura.  O trabalho é colocado em prática por meio de exposições de livros, concursos de histórias sobre a temática em questão, como neste momento o Carnaval.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=14696


CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br