21/09/2012 12:00 am

Projeto da UFMA participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Projeto da UFMA participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O projeto Semente Digital tem o objetivo de incentivar o conhecimento e a preservação do patrimônio histórico de São Luís principalmente pelos jovens

SÃO LUÍS – O projeto Semente Digital, desenvolvido pelo Laboratório de Convergência de Mídias da Universidade Federal do Maranhão (LABCOM/UFMA), participará da programação da semana que é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A SNCT promove em todo país, no período de 15 a 21 de outubro, atividades que visam ao desenvolvimento científico e tecnológico. 

O Semente Digital é um dos projetos do LABCOM, que é coordenado pelo professor Márcio Carneiro dos Santos, do Departamento de Comunicação Social. O projeto visa à educação patrimonial e tem o objetivo de sensibilizar as novas gerações para a importância da preservação dos casarões coloniais da cidade de São Luís por meio do uso de recursos inovadores e das novas tecnologias de tratamento de imagens e do audiovisual. 

A programação do evento conta com exposições, experimentos tecnológicos e mesa-redonda. Durante a mostra, os participantes poderão visitar ambientes imersivos, gerados por imagens digitais com cenas e fotos do Centro Histórico. Haverá interação por meio do controle Kinect, aquele utilizado também em video game, como o X-Box, que permite que o usuário comande a aplicação apenas com gestos corporais. 

No ano passado, o projeto Semente Digital, também com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi inclusive notícia na revista Microsoft Business. A revista destacou o projeto que, durante a SNCT 2011, realizou experimentos com ferramentas interativas, desenvolvidas pela Microsoft como o Kinect (utilizado novamente este ano) e o Photosynth. 

http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=40660

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br