27/10/2010 12:00 am

PROGRAMA SAÚDE DA MULHER REALIZA HOJE MOBILIZAÇÃO EM IMPERATRIZ

PROGRAMA SAÚDE DA MULHER REALIZA HOJE MOBILIZAÇÃO EM IMPERATRIZ

Evento acontece na Unidade de Saúde do Santa Rita, localizado na rua São Miguel Dauri.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por intermédio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism) desenvolve nesta quarta-feira (27) o projeto “Dia de Mobilização pela Saúde da Mulher”. O evento acontece na Unidade de Saúde do Santa Rita, localizado na rua São Miguel Dauri. A informação foi prestada à reportagem pela coordenadora do programa, Graça Dantas.

Ela explicou que o objetivo do projeto é “ampliar a coleta do exame citopatológico e melhorar o trabalho de prevenção ao câncer do colo do útero em Imperatriz”. “Temos como meta específica fazer articulação junto às coordenações dos PSF’s para estabelecer parcerias para o projeto, e mobilizar mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos para realização do exame preventivo”, conta.

Além disso, o programa realiza palestras sobre a importância da prevenção do câncer e prevenção à violência doméstica, entre outros temas que a coordenação do PSF considerar necessário, e realiza palestras educativas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e coleta de teste rápido para detecção do HIV/AIDS.

Graça Dantas informou que a mobilização oferece atendimentos médicos, apresentações culturais, coleta citológica (equipe especializada), palestras educativas com enfermeiros, médicos, assistente social, odontológos, estagiários de nutrição e a distribuição de preservativos (masculino e feminino).

Capacitação

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism) ressalta ainda que estão sendo realizadas oficinas de capacitação com o tema “Violência Doméstica Contra Mulher”. “Temos realizado também sensibilização nas unidades de saúde que estão participando do projeto ‘Dia de Mobilização pela Saúde da Mulher’”, enfatiza Graça Dantas.

Segundo ela, a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism) desenvolve ações no âmbito do planejamento familiar (oferta): anticoncepcional oral; anticoncepcional injetável; DIU (Dispositivo Intra-Uterino); laqueadura Tubária; Vasectomia; orientações psicológica, médica e social; preservativos masculino e feminino; atendimento médico-ginecológico e acompanhamento no pré-natal.

No atendimento médico-ginecológico são realizadas ações de atendimento ao climatério e menopausa; cirurgias ginecológicas; ginecologia pediátrica de 0 a 11 anos; ginecologia na adolescência de 11 a 20 anos e Mastologia (mama). São ainda desenvolvidos exames de Biopsia, Colposcopia; CAF (Cirurgia de Alta Freqüência) e Papanicolau (prevenção ao câncer do colo do útero).

Ascom / Secretaria Municipal de Saúde

FONTE: http://elo.com.br/portal/noticias/ver/219135/programa-saude-da-mulher-realiza-hoje-mobilizacao-em-imperatriz-.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br