A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por intermédio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism) desenvolve nesta quarta-feira (27) o projeto “Dia de Mobilização pela Saúde da Mulher”. O evento acontece na Unidade de Saúde do Santa Rita, localizado na rua São Miguel Dauri. A informação foi prestada à reportagem pela coordenadora do programa, Graça Dantas.
Ela explicou que o objetivo do projeto é “ampliar a coleta do exame citopatológico e melhorar o trabalho de prevenção ao câncer do colo do útero em Imperatriz”. “Temos como meta específica fazer articulação junto às coordenações dos PSF’s para estabelecer parcerias para o projeto, e mobilizar mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos para realização do exame preventivo”, conta.
Além disso, o programa realiza palestras sobre a importância da prevenção do câncer e prevenção à violência doméstica, entre outros temas que a coordenação do PSF considerar necessário, e realiza palestras educativas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e coleta de teste rápido para detecção do HIV/AIDS.
Graça Dantas informou que a mobilização oferece atendimentos médicos, apresentações culturais, coleta citológica (equipe especializada), palestras educativas com enfermeiros, médicos, assistente social, odontológos, estagiários de nutrição e a distribuição de preservativos (masculino e feminino).
Capacitação
A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism) ressalta ainda que estão sendo realizadas oficinas de capacitação com o tema “Violência Doméstica Contra Mulher”. “Temos realizado também sensibilização nas unidades de saúde que estão participando do projeto ‘Dia de Mobilização pela Saúde da Mulher’”, enfatiza Graça Dantas.
Segundo ela, a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism) desenvolve ações no âmbito do planejamento familiar (oferta): anticoncepcional oral; anticoncepcional injetável; DIU (Dispositivo Intra-Uterino); laqueadura Tubária; Vasectomia; orientações psicológica, médica e social; preservativos masculino e feminino; atendimento médico-ginecológico e acompanhamento no pré-natal.
No atendimento médico-ginecológico são realizadas ações de atendimento ao climatério e menopausa; cirurgias ginecológicas; ginecologia pediátrica de 0 a 11 anos; ginecologia na adolescência de 11 a 20 anos e Mastologia (mama). São ainda desenvolvidos exames de Biopsia, Colposcopia; CAF (Cirurgia de Alta Freqüência) e Papanicolau (prevenção ao câncer do colo do útero).
Ascom / Secretaria Municipal de Saúde