3/12/2010 12:00 am

PROGRAMA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA REDUZ VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

PROGRAMA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA REDUZ VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS 

Cerca de 2 mil estudantes de sete escolas da capital participaram durante todo o dia desta quinta-feira (2), no Auditório Darcy Ribeiro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Alto do Calhau, do Ciclo de Palestras do Projeto Jovens Construindo a Cidadania (JCC). O evento, que foi aberto pelo secretário estadual de Segurança Pública, Aluísio Mendes, terá continuidade nesta sexta-feira (3).

O evento teve como objetivo mostrar aos participantes do programa e para os demais alunos das escolas, toda a trajetória do JCC, bem como explicar o funcionamento das ações do projeto, além também de expor experiências de outros estados e do exterior, onde a ação já existe.

O JCC é fruto de uma parceria firmada entre a SSP e o Ministério da Justiça (MJ), por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Na execução do projeto, foram escolhidos alguns alunos de escolas para se tornarem lideranças juvenis.

Em conjunto com os policiais, os líderes têm a função de desenvolver ações de prevenção que reduzam os índices de violência dentro do ambiente escolar. Para alcançar este objetivo são organizadas periodicamente oficinas, palestras e ciclo de discussões nos estabelecimentos de ensino.

Em seu discurso, o secretário Aluísio Mendes, destacou a importante da aplicação dos projetos sociais que estão sendo desenvolvidos pela Segurança Pública, uma vez que contribuem para a redução do número de jovens que entram no mundo das drogas.

“A importância dessas ações podem ser observadas na prática. Em apenas três meses de implantação, o JCC já apresenta bons resultados. Estamos programando ainda mais investimentos voltados para esses programas sociais, como forma de prevenção, contribuindo na formação educacional e social desses adolescentes, longe da criminalidade”, ressaltou o secretário.

Para ministrar as palestras, a SSP trouxe a São Luis duas psicopedagogas especialistas em gestão educacional para a Segurança. Maria Luiza Rios Moreno, psicóloga e docente do JCC Brasil na área de prevenção à violência e dependência química e já ministrou palestras para policiais dos estados de Minas Gerais e São Paulo; e Maria Helena Gervásio de Farias, mestranda em Educação Infantil com vasta experiência em sala de aula e que desenvolve trabalhos em ONGs de Uberlândia (MG).

“Esses encontros são extremamente positivos. Os alunos estarão capacitados teoricamente para atuarem em suas escolas. Os participantes do JCC do Maranhão são bastante pró-ativos, o que representa um diferencial em relação a outros estados”, observou a palestrante Maria Luiza.

Implantação

Segundo o secretário adjunto de Modernização Institucional, tenente-coronel Antonio Roberto Silva, a realização deste Ciclo de Palestras para os militares e os jovens, faz parte da etapa de implantação do JCC no estado. 

“O Maranhão é a terceira unidade a desenvolver o Jovens Construindo a Cidadania, graças a uma parceria firmada entre a SSP e o Ministério da Justiça (MJ), por meio do Programa Nacional de Segurança (Pronasci)”, destacou.

Histórico

O programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC) é uma versão brasileira do You Crime Watch Of America (Jovens Contra o Crime). Ele foi criado nos Estados Unidos, e por mais de vinte anos, tem engajado jovens nos esforços de redução da violência em muitos países. 

Além do Brasil, 25 países já aplicam o projeto, onde se encontra uma queda significativa nos registros de brigas nas escolas e no convívio social.

 

FONTE: http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=66260

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br