27/08/2012 12:00 am

Professores prometem intensificar mobilização e manifestações na UFMA

Professores prometem intensificar mobilização e manifestações na UFMA

Segundo a Apruma, está previsto um %u201Centerro%u201D simbólico do autoritarismo na instituição de ensino superior, na tarde da próxima quarta-feira (29).


Augusto do Nascimento

 

 

Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde os professores se encontram em greve desde o dia 21 de maio, a semana deverá ser de intensificação da mobilização dos professores em greve, sendo inclusive previsto um “enterro” simbólico do autoritarismo na instituição de ensino superior, na tarde da próxima quarta-feira (29).As informações são da secretária da Associação dos Professores da UFMA (Apruma), Marizélia Ribeiro.

 

Marizélia Ribeiro questionou que os elevados gastos com reformas e construção de prédios no campus universitário do Bacanga não vão ter reflexo sobre a melhoria do ensino ou das condições de trabalho dos professores.

 

As deficiências elencadas pela secretária da Apruma envolvem desde a sobrecarga do corpo docente, que tem de se dividir entre os níveis de graduação, pós-graduação, extensão e ensino à distância, até a falta de uma política de assistência aos estudantes, que resulta em uma crescente evasão do corpo discente, especialmente dos alunos oriundos de outros municípios, que receberiam uma bolsa de estudo mas não contariam com auxílio para moradia e alimentação.

 

Em relação aos vencimentos da categoria docente, Marizélia Ribeiro destacou que as reivindicações dos professores em greve não envolvem apenas aumento, e que a proposta do governo federal a esse respeito previa percentuais variáveis de aumento, a serem calculados sobre os vencimentos das diferentes classes níveis de professores da UFMA (associados, adjuntos, assistentes e auxiliares).

 

Uma assembléia geral extraordinária do movimento grevista dos professores da UFMA está agendada para esta terça-feira (28) às 15h, para apresentar informes aos servidores, além de avaliar o andamento da greve e as ações voltadas à reabertura das negociações, e programar as atividades a se realizarem durante a semana.

http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2012/08/27/interna_urbano,121544/professores-prometem-intensificar-mobilizacao-e-manifestacoes-na-ufma.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br