23/10/2012 12:00 am

Professores das universidades estaduais da Bahia paralisam as atividades

Professores das universidades estaduais da Bahia paralisam as atividades

Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) paralisam as atividades acadêmicas nesta quarta-feira (24), com ato público nas ruas do Centro de Feira de Santana, à partir das 10 horas. A mobilização foi aprovada em assembleia da categoria, conforme indicativo do Fórum das ADs (Associação dos Docentes), de forma unificada nas quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba).

 

O ato inclui a distribuição de nota pública, exibição de faixas, cartazes e apresentação das reivindicações da categoria através da arte dos cordelistas João e José Ramos, conhecido como Caboquinho. A mobilização se repete no dia 22 de novembro, em Salvador, na Governadoria, com a participação das quatro Ueba.

 

O objetivo da paralisação é denunciar a intransigência do governo Wagner, que se nega negociar a pauta dos professores, protocolada no dia 14 de junho deste ano, e revelar à sociedade o sucateamento das universidades estaduais da Bahia.

 

Na pauta de reivindicações, os professores pedem reajuste salarial de 28%, revogação da Lei 7176/97 e a destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) como um importante parâmetro para a sustentabilidade financeira das universidades estaduais. O percentual deve ser revisado a cada dois anos.

 

Para reforçar a situação do arrocho salarial, segundo o Departamento de Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE), as perdas salariais dos docentes nos últimos 21 anos significam, atualmente, que o salário representa apenas 47,20% do poder aquisitivo que a categoria possuía em 1990.

 

DEBATE

 

Ainda na quarta-feira (24/10), às 15 horas, no Anfiteatro do Módulo II, a Adufs promove debate com o tema Estatuto do Magistério Superior e a carreira docente: o que mudar?

 

O debate também foi aprovado na assembleia dos professores da Uefs, realizada no dia 9 de outubro

 

Fonte: Adufs

http://cspconlutas.org.br/2012/10/professores-das-universidades-estaduais-da-bahia-paralisam-as-atividades/

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br