23/10/2012 12:00 am

Professores das universidades estaduais da Bahia paralisam as atividades

Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) paralisam as atividades acadêmicas nesta quarta-feira (24), com ato público nas ruas do Centro de Feira de Santana, à partir das 10 horas. A mobilização foi aprovada em assembleia da categoria, conforme indicativo do Fórum das ADs (Associação dos Docentes), de forma unificada nas quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba).

O ato inclui a distribuição de nota pública, exibição de faixas, cartazes e apresentação das reivindicações da categoria através da arte dos cordelistas João e José Ramos, conhecido como Caboquinho. A mobilização se repete no dia 22 de novembro, em Salvador, na Governadoria, com a participação das quatro Ueba.

O objetivo da paralisação é denunciar a intransigência do governo Wagner, que se nega negociar a pauta dos professores, protocolada no dia 14 de junho deste ano, e revelar à sociedade o sucateamento das universidades estaduais da Bahia.

Na pauta de reivindicações, os professores pedem reajuste salarial de 28%, revogação da Lei 7176/97 e a destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) como um importante parâmetro para a sustentabilidade financeira das universidades estaduais. O percentual deve ser revisado a cada dois anos.

Para reforçar a situação do arrocho salarial, segundo o Departamento de Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE), as perdas salariais dos docentes nos últimos 21 anos significam, atualmente, que o salário representa apenas 47,20% do poder aquisitivo que a categoria possuía em 1990.

DEBATE

Ainda na quarta-feira (24/10), às 15 horas, no Anfiteatro do Módulo II, a Adufs promove debate com o tema Estatuto do Magistério Superior e a carreira docente: o que mudar?

O debate também foi aprovado na assembleia dos professores da Uefs, realizada no dia 9 de outubro

Fonte: Adufs