29/08/2012 12:00 am

Professores da UFMA fazem mais protestos nesta quarta-feira

Johnny Ribeiro

O impasse da greve dos funcionários federais continua. Se por um lado, os técnico-administrativos entraram em acordo e já voltaram ao trabalho desde a última segunda-feira, o processo de término da greve em relação aos professores das Universidades continua sem um acordo.

Por isso, professores em greve realizam protesto hoje a tarde na UFMA. Será, às 16h, na área de vivencia da universidade e servirá para convocar todos os professores para a Assembléia Geral que acontece amanhã, 30, no mesmo local. Na ocasião, eles vão decidir sobre a proposta do governo, que ofereceu reajuste de 15,8% à categoria.

O Governo Federal, que já deu por finalizadas as negociações, ainda não viu a sua decisão surtindo efeito. E ao mesmo tempo, o Ministério do Planejamento que ofereceu o reajuste que será dado de forma progressiva até o ano de 2015. Mas, até o momento não foi aceito pela maioria dos representantes dos grevistas.

O reajuste foi colocado para votação a nível nacional através das assembleias. Os professores da Universidade Federal do Maranhão, representados pela Associação dos Professores Universitários do Maranhão (APRUMA), receberam a determinação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e marcaram uma assembléia para tomarem a decisão se aceitam ou não a proposta.

A diretoria da APRUMA, através de nota, informou  que será um ato de protesto denominado ‘Enterro do autoritarismo na UFMA’, que contará com o apoio dos professores e alunos que aprovam o movimento grevista.