22/03/2011 12:00 am

PROFESSORA DA UFMA RECEBE HONRARIA DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEF

PROFESSORA DA UFMA RECEBE HONRARIA DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEF

Essa é a primeira vez que o governo presta homenagem a professoras com a Medalha Nacional do Mérito

A professora Diomar das Graças Motta, do Departamento de Educação II da UFMA foi uma das onze brasileiras condecoradas com a Ordem Nacional do Mérito, a maior condecoração entregue pelo Governo Federal a um civil. A cerimônia foi realizada no Salão Leste do Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (21/3) e contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, que fez a outorga do título. Essas mulheres foram homenageadas pela sua atuação na área da educação e na construção do futuro do país. 

Em seu discurso, a presidenta homenageou as professoras e a mulher brasileira, evocou a memória de mulheres como Núzia Ferreira, Helena de Pófia e Cecília Meireles que superaram preconceitos e abriram caminhos, e destacou que a maioria absoluta de docentes na educação básica do país é formada por mulheres (80%) e 

O Reitor da Universidade Natalino Salgado participou da cerimônia que foi prestigiada por Ministros, Senadores, reitores e autoridades. Na ocasião, a presidenta Dilma destacou que “a educadora é personagem fundamental no projeto de desenvolvimento em nosso país”. 

Essa é a primeira vez que o governo presta homenagem a professoras com a Medalha Nacional do Mérito. O mês de março foi escolhido pelo Governo para a cerimônia que o vem celebrando com atividades relativas ao Dia Internacional da Mulher. 

Para o reitor Natalino Salgado, é uma grande honra para a UFMA ter uma de suas professoras no seleto grupo de homenageadas. “A Professora Diomar tem o perfil que atende aos pré-requisitos desta homenagem: uma mulher batalhadora, que representa a Universidade, as mulheres e as educadoras do nosso Estado com muita dignidade. Que ela seja um exemplo para outros profissionais da educação”, afirmou Natalino, que também vê a cerimônia de outorga do título como um ato simbólico de grande valorização do papel da mulher na sociedade brasileira e que o apreço da Presidenta à política de educação é manifesto neste gesto de reconhecimento de mulheres que se dedicaram a promover uma revolução na educação do país. 

O Ministro da Educação Fernando Haddad anunciou na oportunidade que amanhã, terça-feira, 22, será publicada a portaria que torna público que a Capes irá conceder bolsas de Mestrado para professores da Educação Básica. Haddad frisou que tão importante quanto os programas e os financiamentos no setor são os gestos concretos de reconhecimento, o da Presidenta Dilma, cujo significado é de respeito, dignidade e valorização dessas professoras que muitas vezes fazem do seu trabalho um sacerdócio. “Elas precisam ser profissionalmente valorizadas e socialmente reconhecidas em todos os campos da educação. 

Para Diomar Motta é muito importante o gesto de reconhecimento da República para com o trabalho daquelas que são as construtoras da Nação.“Nós, mulheres, professoras e negras, iniciamos a nossa história amamentando os filhos deste país e hoje continuamos os amamentando com o saber; nutrimos a Nação: ora com o leite, ora com a educação”, versou a docente que no próximo sábado, dia 27, completa, 69 anos , sedo 56 de magistério. Diomar afirma que é uma solteira feliz. Ela criou Kátia Cilene Martins, sua filha do coração, que também é professora. Sobre a emoção de receber a homenagem, comentou: “O prazer de uma professora da educação básica é ver o seu aluno alfabetizado, começando a ler, e essa é a mesma alegria que sinto agora”, concluiu Motta. 

Reportagem e Fotos: Giselle Marques

 

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=10297

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br