10/03/2011 12:00 am

PRIMEIRO-MINISTRO DA ESPANHA SE RECUSA A CONVERSAR COM KHADAFI

PRIMEIRO-MINISTRO DA ESPANHA SE RECUSA A CONVERSAR COM KHADAFI

Da Agência Lusa

Brasília – O presidente da Líbia, Muammar Khadafi, tentou conversar, por telefone, com o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, mas o telefonema foi recusado pelo espanhol. A informação foi confirmada pelo governo espanhol. Desde ontem (9), Khadafi envia emissários para Egito, Portugal e Grécia na tentativa de buscar um acordo para encerrar o impasse instaurado há mais de três semanas no país.

O primeiro-ministro espanhol afirmou, por meio da assessoria, que a conversa com Khadafi era inoportuna dadas as circunstâncias atuais e a situação que se vive na Líbia. Segundo informações do governo da Espanha, outros líderes europeus também recusaram pedidos idênticos feitos pelo líbio.

Paralelamente, um representante da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI), Pablo Yuste, acompanhou esta semana um carregamento de ajuda humanitária que viajou do Cairo para Benghazi, cidade líbia controlada pelos rebeldes.

Yuste tenta entrar em contato com membros do Conselho Nacional da Líbia – coordenado por forças de oposição – para avaliar a crise. Desde 15 de fevereiro há conflitos entre simpatizantes de Khadafi e oposicionistas contrários ao regime.

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3207173

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br