15/02/2012 12:00 am

Presidente grego adverte que não aceitará insultos da Alemanha

Presidente grego adverte que não aceitará insultos da Alemanha

DA EFE, EM ATENAS

 O presidente grego, Karolos Papoulias, advertiu nesta quarta-feira que não aceitará “insultos” da Alemanha, em referência às dúvidas expressadas pelo ministro de Finanças alemão, Wolfgang Schäuble.

Papoulias se referiu às questões levantadas por Schäuble sobre o cumprimento por parte da Grécia, com o consenso dos partidos gregos, de seus compromissos com a “troika”, formada pelo Banco Central Europeu (BCE), a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Não posso aceitar que o senhor Schäuble insulte meu país. Quem o senhor Schäuble pensa que é para ridicularizar a Grécia?”, reclamou o chefe de Estado grego durante uma visita ao Ministério da Defesa.

O ministro alemão ressaltou em declarações à emissora alemã “SWR” que o principal problema agora são as dúvidas sobre se o Governo que vencer as eleições na Grécia em abril cumprirá os compromissos assumidos pelo Executivo atual para receber mais ajuda financeira internacional para evitar a quebra do país.

“Sempre estivemos orgulhosos de defender, não só nossa liberdade, não só a liberdade de nosso país, mas também a liberdade da Europa”, ressaltou Papoulias, em referência à resistência grega contra as potências do eixo.

As declarações de hoje de Schäuble, que criticou especialmente a Nova Democracia, partido que aparece como favorito nas pesquisas para ganhar o pleito de abril, foram qualificadas pela imprensa grega de ingerência na soberania do país.

O presidente Papoulias decidiu hoje renunciar a seu salário, de € 300 mil anuais, algo que o Governo aplaudiu como um gesto simbólico no contexto dos esforços que estão sendo exigidos ao povo grego, informou o jornal “Kathimerini”. 

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1049354-presidente-grego-adverte-que-nao-aceitara-insultos-da-alemanha.shtml

 

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br