16/11/2010 12:00 am

PRESIDENTE-ELEITO DA GUINÉ PEDE CALMA E UNIDADE

PRESIDENTE-ELEITO DA GUINÉ PEDE CALMA E UNIDADE

 Reuters

Por Saliou Samb

CONAKRY (Reuters) – O presidente-eleito da Guiné, Alpha Condé, e o candidato derrotado Cellou Dalein Diallo pediram calma à população após incidentes esporádicos de violência durante as comemorações dos resultados eleitorais pelos partidários de Condé.

Após uma tensa apuração, as autoridades declararam na segunda-feira à noite que Condé, veterano líder da oposição, foi eleito em 7 de novembro com 52,5 por cento dos votos no país africano, maior exportador mundial de bauxita.

Os simpatizantes do candidato passaram a noite inteira nas ruas, dançando, mas na terça-feira a capital, Conakry, amanheceu tranquila. No entanto, moradores de bairros onde Diallo tinha maior apoio relataram forte presença policial e disparos isolados de armas de fogo durante a madrugada e a manhã.

Em suas primeiras declarações como presidente-eleito, Condé pregou a reconciliação e sugeriu que Diallo terá espaço no seu governo. ‘Chegou a hora de, num espírito fraternal, enfrentarmos juntos e imediatamente os números desafios que o país tem diante de si’, disse ele à rádio francesa RFI. ‘Isso só será possível numa atmosfera de calma e com a cooperação de todos os guineenses.’

Antes da eleição, Diallo e Condé haviam concordado que o derrotado teria espaço no futuro governo.

Diallo, no entanto, disse que irá contestar o resultado na Suprema Corte, mas pediu que seus seguidores mantenham a calma.

A entidade Human Rights Watch disse que pelo menos uma pessoa morreu durante distúrbios na segunda-feira. Há temores de que a etnia peul, partidária de Diallo, não aceite a vitória de Condé.

Essa foi a primeira eleição livre no país desde que a Guiné se tornou independente da França, em 1958. O país está há quase dois anos sob regime militar.

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/presidente-eleito-da-guine-pede-calma-e-unidade.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br