10/12/2010 12:00 am

PRESIDENTE DO HAITI: ''EMBAIXADA DOS EUA NÃO É CONSELHO ELEITORAL''

PRESIDENTE DO HAITI: ”EMBAIXADA DOS EUA NÃO É CONSELHO ELEITORAL”

O presidente do Haiti, René Préval, disse nesta quarta-feira que “a embaixada dos Estados Unidos não é o CEP” (Conselho Eleitoral Provisório), referindo-se a um comunicado em que os Estados Unidos apoiaram a recontagem dos votos das eleições presidenciais e legislativas do Haiti realizadas em 28 de novembro.

Em declarações à rádio nacional do Haiti, o presidente pediu calma à população diante dos incidentes ocorridos após o anúncio dos resultados das eleições de 28 de novembro, que estabelecem um segundo turno entre os candidatos presidenciais Mirlande Manigat e Jude Célestin, este último governista. 

Os resultados, que devem ser confirmados em 20 de dezembro, deixam de fora da disputa eleitoral o músico Michel Martelly, que ficou em terceiro lugar. 

Depois de admitir que durante as votações houve “problemas” e “fraude”, Préval qualificou de “desordens” os atos violentos registrados, que deixaram pelo menos um morto e dez feridos em Les Cayes (sul do Haiti). Ele afirmou que “não se pode aceitar” estes fatos e pediu que a polícia “faça seu trabalho” e que a missão da ONU (Minustah) apoie a polícia. 

Fonte: Terra

 

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=143321&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br